sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Crostata de Ricotta e Frutos Silvestres



Porque me fazes imensamente feliz, para ti meu amor, faço hoje minhas as palavras deste génio...

Creio que foi o sorriso,
o sorriso foi quem abriu a porta.
Era um sorriso com muita luz
lá dentro, apetecia entrar nele,
tirar a roupa, ficar
nu dentro daquele sorriso.
Correr, navegar, morrer naquele sorriso.

O Sorriso, de Eugénio de Andrade


Crostata de Ricotta e Frutos Silvestres
Base
250 grs de Farinha
100 grs de Açucar
125 grs de Manteiga
2 Gemas de Ovos
Raspa da Casca de 1/2 Limão
Recheio
300 grs de Mistura de Frutos
Silvestres (congelados)
100 + 25 grs de Açucar
Sumo de 1/2 Limão
1 pau de canela
300 grs de Ricotta


Peneire a farinha, adicione a manteiga cortada em cubos, o açucar e a raspa da casca do limão. Trabalhe a massa com a ponta os dedos até a maneiga estar bem incorporada nos restantes ingredientes. Junte as gemas e amasse até obter uma mistura homogénea. Faça uma bola com a massa, coloque-a dentro de um saco de plástico com fecho ou em papel celofane e leve-a ao frigorífico durante cerca de 1 hora.

Leve ao lume um tachinho com os frutos silvestres, 100 grs de açucar, o pau de canela e o sumo de limão. Deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos, retire do lume e deixe arrefecer. Entretanto misture a ricotta com o restante açucar.

Estenda a massa de forma a cobrir uma tarteira com fundo amovível de cerca de 22 cm de diâmetro, tendo o cuidado de deixar um pouco de massa para fazer as tiras para a cobertura. Espalhe o doce de frutos silvestres no fundo da tarteira, e de seguida cubra-o com o preparado de Ricotta e açucar.Termine decorando a gosto com as tiras de massa ( e se desejar pincele-as com um pouco de leite ou gema de ovo) e leve ao forno a 180º até estar cozida e ligeiramente dourada.

Bom apetite! :)