segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Brownies de Ricotta e Matcha


Antes de mais, quero agradecer a todos, do fundo do coração, os simpáticos e carinhosos comentários que nos deixaram neste período de ausência. "Brincamos muito" mas também tivemos muitas saudades! :)

Será que alguém me explica (ou quem sabe até partilha desta "maleita") o meu quase insano sentimento de alegria por voltar a casa para poder ter a felicidade de pegar nos tachos. nas panelas e nas formas?!?!?!????
Parece mentira mas é verdade... parece que isto se entranha cá dentro, porque confesso que não houve um único dia em que não pensasse nas receitas que poderia fazer quando regressasse...

Outro motivo porque ansiava voltar a casa foi o facto de aguardar ansiosa e impacientemente uns "presentes" que comprei online.
Já se está mesmo a ver de que tipo de compras estou a falar! :)

Sim... dois novos livros australianos de receitas (que prometo apresentar-vos "mais tarde") e o meu primeiro pacote de Matcha! Depois de percorrer a cidade do Porto à procura do dito cujo achei que saíria a lucrar se o mandasse vir directamente da fonte.

Assim, e para celebrar o nosso regresso :), apresento-vos a primeira receita feita com este fantástico pó de Chá Verde. A mistura do castanho do chocolate com o verde do Matcha fascina-me...



. 200 grs de Chocolate de culinária em Barra (normalmente prefiro o chocolate de 70% cacau mas para brownies prefiro o de cerca de 50%) . 100 grs de Manteiga . 4 c. de sopa de Cacau em pó (rasas) . 4 Ovos pequenos . 180 grs de Açucar Amarelo . 80 grs de Farinha sem fermento

*
.1 Embalagem de Queijo Ricotta (+- 200 a 250 grs) . 100 grs de Açucar . 1 Ovo . 1 c.de sopa de Farinha sem fermento . 1 c. e 1/2 de Matcha (Chá Verde em Pó)


Aqueça o forno a 160º. Unte uma forma quadrada ou rectangular, forre-a com papel vegetal e volte a untar.

Parta o chocolate aos bocados e derreta-o juntamente com a manteiga em banho-maria ou no microondas.Assim que estiver totalmente derretido misture as colheres do cacau em pó e deixe arrefecer.

Bata durante cerca de 5 minutos o açucar amarelo e os ovos. Adicione a mistura de chocolate e cacau, misture e envolva de seguida a farinha.

Coloque o queijo num recipiente e bata até estar cremoso,junte o açucar e bata mais um pouco. Adicione o ovo e bata novamente por cerca de 2 minutos. Finalmente adicione a farinha e o pó Matcha previamente peneirados. Envolva bem.

Despeje a massa de chocolate e a de queijo e matcha na forma alternadamente de forma a dar-lhe um aspecto marmoreado.

Leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos. Assim que estiver cozido retire do forno e deixe arrefecer cerca de 5 minutos antes de desenformar.

Atenção:
Corte os brownies apenas quando a massa estiver completamente arrefecida.
Para um melhor resultado e sabor deve comer os brownies apenas algumas horas depois de prontos. Isto melhora substancialmente o sabor. Se os provar ainda quentes vai notar um sabor muito acentuado e até agreste do chá verde que se esbate assim que arrefece.

16 comentários:

Isabel Salvador disse...

bem vinda de volta e começaste com uma delicia muito deliciosa...parabéns bjokas

Marizé disse...

O seu regresso foi em grande. Que bolinhos lindos!!!

Célia disse...

Joaninha o que é bom acaba de pressa não é ?
Começamos bem sim senhora já com gulodisses rsss, bem vinda jinhos grandes.

Anónimo disse...

Bem regressada! E em grande estilo! Que esses bolos são um regalo para os olhos!
Estou em falta, grande falta! Mas prometo que assim que as coisas aligeirarem (lá pelo fim desta semana) te mando a receita!
Beijocas *

colher-de-pau disse...

Bem vinda de Volta!
Como compreendo essa vontade de pegar nas penelas e nos tachos...
e que maneira de recomeçar!

Eli disse...

Mas que lindo esse brownies! Que bom que já voltou, já me encontrava com saudades! :)

Cris disse...

Você está de volta! Nada melhor do que nossa casa... Já vi esta receita em alguns blogs e confesso que sempre fico maravilhada com os resultados, porém não encontrei aqui ainda o matcha. Aguardamos as receitas do novo livro... Bjs!

Joaninha disse...

Meninas,que saudades que eu tinha disto! :)
É sempre tão bom ler os vossos comentários e ver as vossas deliciosas receitas. Passei a manhã a espreitar o que perdi entretanto nos vossos cantinhos, mas ainda me falta taaaannnnto para ver tudo... :)

Cris, também eu andava mortinha por experimentar. Como tu também tinha visto várias versões de brownies com matcha, ou bolo mármore com matcha e é tão bonito tão bonito :) que foi irresistível,tive mesmo de fazer! No entanto tive muita dificuldade em encontrar o pó. Já agora para quem andar à procura aqui em Portugal aproveito para informar que no Gourmet do El Corte Inglês de Gaia disseram-me que deixaram de trabalhar com o fornecedor que lhes fornecia (não faz sentido,por isso presumo que voltem a ter brevemente)e no Porto só encontrei uma mercearia que tem - a Casa Ramos/Chineza -mas acreditam que quando lá entrei estavam a colocar a última embalagem num cestinho para um cliente? lol
Como demoravam uns dias a receber mais, e também porque o frasco de 40 grs (o que não dá para nada) custa cerca de €13 optei por encomendar pela net. Estava com medo pela qualidade mas fiquei muito satisfeita! E ainda me enviaram várias amostras de outros chás!

Natércia Ramalho disse...

Oi minha querida ainda bem que já voltou tinha muitas saudades suas e das suas belas comidinhas,adorei a receita.um bjs Natércia))

Fer Guimaraes Rosa disse...

Joaninha e Haruki, welcome back!! :-))
Sou assim como voce---ADORO voltar pra casa!
Esse bolo esta lindo, acho que as receitas com o cha verde sao melhores que o proprio cha. um beijo grande pra voce,

laila radice disse...

Joaninha voltou com tudo! adorei!!! esse brownie está lindo! o verde com o cacau é precioso! beijos

Agdah disse...

Voltou em grande estilo...

Gourmandisebrasil disse...

Que bom voltou feliz!
Simplesmente maravilhosa esta receita de brownie com matcha! Vou recomendar para um amigo que está a procura de receitas com o chá matcha. bjo, Nina.

Agdah disse...

Joaninha, menina, é sempre legal essa troca nossa nos blogs. todos os dias aprendo algo também.
Aqui tem informações sobre cúrcuma

Carla disse...

Bem-vindos Joaninha e Haruki!! Já tinha saudades da vossas! E claro, foi um regresso em grande com uma receita deliciosa! Nunca provei bolos com chá verde mas deixaste-me com curiosidade em experimentar. O único problema é que não gosto de chá verde. Será que vou gostar do bolo?!

O fascínio pela cozinha e panelas... como compreendo! Eu também sou assim, gosto muito de casa e se estou fora alguns dias fico logo com saudades!

bjs e bom resto de semana!

Anónimo disse...

Boas, gostei desta receita espero que continue. Vinha lhe pedir que me informa-se onde adquiriu o pó de Matcha visto nao encontrar com facilidade.
Indiqueme para o email se fizer favor, antonioloposousa@hotmail.com

António Lopo