sábado, 18 de agosto de 2007

Muffins de Legumes



Coincidentemente ou não, desde que me dediquei ao blog sinto cada vez mais necessidade de ter sempre receitas práticas que possa fazer a qualquer momento mas que sejam ao mesmo tempo rápidas de confeccionar e apetitosas. Infelizmente, o corre-corre do nosso dia-a-dia nem sempre nos permite ter o tempo que gostariamos para nos dedicar a esta maravilhosa arte...

Em tempos já aqui tive oportunidade de partilhar convosco a "mania" que tenho de congelar tudo e mais alguma coisa por achar tão prático, e assim ter sempre alguma coisa para petiscar bastando para isso descongelar os alimentos no microondas. Sim, porque para mim, se não for algo que possa ser descongelado no máximo em 5 minutos, então de nada me vale porque a razão principal da minha obsessão em congelar, é o facto de poder ter sempre um petisco à mão quando a necessidade ou os desejos nos "batem à porta".

Em consequência das férias, deparei-me com o congelador um pouco vazio (provavelmente a maioria de vocês discordaria de tal afirmação se tivesse oportunidade de olhar para dentro dele, mas como já disse "eu tenho meeeesmo a mania de congelar!" :) ) e dei por mim a "magicar" no que poderia fazer para remediar a situação...
Pensei em fazer empanada e experimentar congelá-la, mas à última da hora pareceu-me uma má idéia... em seguida pensei em algo doce e lembrei-me de fazer muffins, mas queria algo diferente e o desejo de algo salgado continuava a "pairar" na minha cabeçinha, assim como no meu estômago, confesso...

Pesquisei na net à procura de inspiração, e depois de ter passado pelo
Epicurious, que tem ceeeeeeentenas de receitas destas delícias, fiquei com vontade de experimentar muffins salgados. Nunca tinha visto, nunca fiz, mas pareceu-me uma óptima idéia. Com tanta escolha, acabei por utilizar como base de inspiração esta receita de um outro site .

A adaptação saiu boa, a utilização dos legumes tornou-os certamente mais leves e saborosos que a receita original. Ficaram tão saborosos, tão saborosos, que tenho de vos confessar - não sem um pouco de embaraço e vergonha - que não sobrou nenhum para congelar..





.175 grs de Farinha de Trigo com fermento .1 c. de chá de fermento em pó .120 grs de Queijo ralado em fios (usei um pacote de Mozzarela + Emmental) .2 Ovos pequenos .0,8 dl de Leite (usei meio-gordo) .Sal .Pimenta de Moinho . 100 grs de Bacon .1 Batata pequena ou 1/2 Beterraba (usei batata em parte da massa e courgette noutra e funcionam ambas muito bem) .Azeite q.b. .1 Cebola pequena .1 Alho Francês .1 dente de Alho .3 mãos cheias de Ervilhas congeladas


Aqueça o forno o 180º, prepare a forma de muffins untando-a ou colocando forminhas de papel.

Coza as ervilhas cerca de 10 minutos num pouco de água, coe e reserve.

Num tacho coloque um fio de azeite, as cebola picada, o alho francês cortado em bocadinhos pequenos e deixe cozinhar até estar translúcido. Adicione o bacon cortado em cubinhos muito pequenos, o alho picado e cozinhe uns minutos.

Descasque e rale a batata (ou beterraba) e deite no tacho, envolva tudo muito bem,tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe cozer por mais 5 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer.

Entretanto esmague as ervilhas grosseiramente com um garfo (não as deixe em puré) e misture o leite e os ovos. Reserve.

Peneire a farinha e o fermento para um recipiente fundo, junte a mistura de legumes e bacon assim como as ervilhas e envolva.

Finalmente adicione os ingredientes líquidos misturando-os com a ajuda de um garfo tendo o cuidado de não mexer demasiado.

Coloque a massa na forma e leve ao forno cerca de 20 minutos ou até estarem douradinhos.

Nt: Coloquei em parte da massa pedacinhos de tomate seco o que deu um toque especial à massa, no entanto não considero este ingrediente fundamental já que os muffins são igualmente saborosos sem ele.

15 comentários:

Agdah disse...

É sempre assim, quando bate o desejo já viu tem que estar à mão. Mas é verdade, de que adianta se a gente tem que esperar uma semana para descongelar e comer?

Laurinha disse...

Se não sobrou algum para descongelar, é fato: ficou delicioso!!!!
Beijinhos,

Migas disse...

As fotos estão "deliciosas" e não devem ser só as fotos..:o)

bjo

Célia disse...

Joaninha és uma sortuda eu só me posso ficar mesmo pelas imagens os meus rapazes não sei se é por ainda serem pequenos tudo o que leve muitos legumes eles não comem, com muita pena minha, mas mesmo assim não deixo de apreciar as tuas maravilhas talvez um dia as posssa confecionar,jinhos grandes.

Natércia Ramalho disse...

Joaninha o que posso dizer a receita está uma maravilha com umas coisas simples se faz uma receita tão boa.um bjs Natércia...

Fer Guimaraes Rosa disse...

Excelente! :-)
ainda tenho que provar um muffin salgado. um beijo,

Gourmandisebrasil disse...

Muffins salgados não são comuns no Brasil não sei porquê? Uma pena, combinam bem com um café da manhã, lanche, almoço ou jantar leve. E o seu parece muito bom, vou anotar a receita. bjo, Nina.

laila radice disse...

adoro tbm congelar ums ou dois exemplares de cada guloseima, é sempre pratico pra um dia sem tempo ou sem espiração...adorei essa ideia! bjos

Anónimo disse...

Hmmm, vão já para a lista! Parecem deliciosos! Tenho de arranjar é umas formas de muffin mais pequeninas... As minhas são muito grandes e esses muffins parecem ser daqueles que apetecem pequeninos, de comer em duas dentadas :)

Elvira disse...

Aprecio muito muffins salgados. Sabem tão bem com uma bebida fresca! :-)

Heidi disse...

A correria é algo que também vêm me perseguindo sempre! E nada melhor como coisas práticas, rápidas e saborosas, como este muffins que você nos apresentou! Amei esta idéia do muffins salgado.

Marizé disse...

Que boa fornada! Estão lindos e de certeza que deliciosos tambem.

Cris disse...

Com estes ingredientes... e mais sua dica do tomate seco... hummmmmmm devem ficar deliciosos!

Beatriz Belliard disse...

que delicia este muffin ! bjs

Brites disse...

Acho que se estivesse no teu lugar também não sobrava, nem para a foto. Deliciosos. Mais uma a anotar.
Beijocas.