quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Tosta "Café au Lait"


Existe um espaço na cidade do Porto que gosto muito de visitar. Este local que considero muito agradável está situado num dos antigos edifícios da Baixa do Porto e permite-nos não só usufruir de excelente música mas também de refeições ligeiras que considero de extremo bom gosto e acima de tudo saudáveis e de boa qualidade. Falo-vos neste espaço pois ele é a razão da inspiração para a receita que vos apresento hoje. Entre as sugestões do menu, é-nos apresentada uma secção de tostas para todos os gostos, mas a minha preferida é sem dúvida, até à data, a de Pesto e Tomate seco. Numa tentativa de a recriar deitei mãos à obra e o resultado final foi este que vos apresento, certamente diferente mas perfeito ao meu paladar.

E é assim... não há nada melhor do que nos dedicarmos às coisas de que realmente gostamos com amor e paciência para conseguirmos obter resultados que nos deixam a barriguinha confortada e acima de tudo nos fazem sorrir de satisfação. :)



Tosta "Café au Lait"
Para 2 unidades

4 Fatias de Pão Mistura
(ou outro do género)
+- 40 grs de Rúcula Selvagem
+- 40 grs de Queijo ralado em fios
(Parmesão ou Mozzarela)
Manteiga q.b. para barrar
Pesto de Manjericão * (Fresco ou de compra)
Tomate Seco em Azeite** (Fresco ou de compra)

Corte os pedaços de tomate seco em bocadinhos. Barre generosamente uma das fatias de pão com o pesto e cubra com os pedaços de tomate seco e posteriormente com o queijo ralado. Finalmente cubra generosamente com as folhas de rúcula selvagem e termine com outra fatia de pão. Coloque o pão no torradeira de forma a que este fique pressionado e deixe tostar por uns momentos de forma a que o pão fique ligeiramente estaladiço e o queijo derretido. Barre um dos lados exteriores do pão com manteiga e sirva de preferência ainda quente.


*****

Conforme referido poderá utilizar pesto e tomate seco frescos ou de compra. Os resultados em termos de sabor variam mas ambas as receitas resultam muito bem. Deixo-vos aqui a minha forma de preparar estes ingredientes.

*Pesto
+- 30 grs de Manjericão Fresco
1 dente de Alho
20 grs de Pinhões
25 grs de Queijo Parmesão ralado
Sal e Pimenta qb
1,25 dl de Azeite

Misture todos os ingredientes e triture com a ajuda de uma varinha mágica, liquidificador ou processador tipo 1,2,3. Sirva de imediato ou guarde num frasco no frigorífico de preferência no máximo por 3 dias.

**Tomate Seco
Tomates Cereja
Rosmaninho fresco
Sal refinado
Alho em pó
Azeite

Pré-aqueça o forno a 150º. Corte os tomates cereja ao meio e disponha-os num tabuleiro de forno (ou forma rectangular de bolo) com a parte interior virada para cima. Pique muito bem as folhas de rosmaninho e coloque por cima das metades de tomate tendo o cuidado de colocar pedacinhos em cima de todas as metades. Tempere com sal refinado, o alho em pó e regue com um fio de azeite. Leve ao forno durante cerca de 1h e 30 minutos, devendo no entanto acompanhar a assadura após os primeiros 45 minutos dependendo do tipo e tamanho dos pedaços de tomate.


Café au Lait
Rua Galeria de Paris, 46
Porto
Horário: 10:00 às 02:00

26 comentários:

Ana Prazeres disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Prazeres disse...

Finalmente...
Havemos de experimentar da tua e da do café au lait!
Acho que vou gostar mais da tua...
Beijoca grandalhona cheia de saudades. E no Haruki também!

Suzana Parreira disse...

Esta tosta parece-me lindamente! Até me fica a apetecer ir ao Porto depressa.

Camila L disse...

Vc voltou!! Que bom! Sentimos sua falta!!! E que sanduichinho mais apetitoso, hein? Beijos!

Gourmandisebrasil disse...

Olá! Voltou! Que bom!
Espero que esteja mehlhor... :)
Um bom sanduiche sempre é bem-vindo.
bjinho,
Nina.

Migas disse...

Oi Joaninha! O que eu me lembro de ti! Fico feliz por a vontade de cozinhar ter voltado... já andas mais bem dispostinha! :o)

Quanto a este tosta, que delícia! Eu adoro estes lanches e, de vez em quando, quando estou cansada do arroz-batata-massa tornam-se bons almoços! :o) Ah, e não conheço esse espaço. Nem estou a ver qual é essa rua! Ai ai, vou ter de fazer um upgrade quando aí for em Dezembro! :o)

Beijinhos grandes para ti e mimos ao teu fofo Haruki

Isabel (pipoka) disse...

Sou fã deste blogue e fiquei super contente por teres de novo uma receita para nós. Espero que isso signifique que estejas menos tristinha.
Gostei muito da tosta e, como sou fã do Porto, gostei da sugestão de um lugar para visitar da próxima vez que aí for.

Carla disse...

Joaninha que bom que está de volta! Espero que já esteja melhor =)

Entrou em grande com uma tosta que é uma autêntica maravilha!!! Obrigada pela sugestão, quando for ao Porto a ver se passo aí!

Bjs

risonha disse...

tantas vezes que vou ao Porto e que corro por lá todas as "capelinhas" e não conhecia esta... imperdoável... já tomei nota da morada para a próxima vez que lá for... e adorei as tostas!!!

Anónimo disse...

Bem vinda de volta! Já tinhamos saudades :)
Não conheço este sítio, mas parece que ando a perder um lugar fantástico! Tenho de lá dar um saltinho... :) Esta tosta é mesmo o meu género! :)

colher-de-pau disse...

Finalmente de regresso. Olha que já estavamos a sentir a tua falta!!!!
Delicioso Regresso!

Márcia B Almeida disse...

A Anette tem razão eu vou experimentar primeiro a sua e só mais tarde a do café au lait! Parabéns Adorei.
Natural Naturalmente
http://comernaturalmente.blogspot.com/

Laurinha disse...

Que bom te ver de volta!
E em grande estilo, adorei este lanchicnho! Muito gostoso!
Beijinhos,

Sheila disse...

Que bom que voltou querida amiga!
Estou sinceramente feliz com seu retorno e por saber que está melhor!
Logo responderei seu email, quero escreve-lo com muita calma e carinho

bjo grande!

Angela Oeiras disse...

Ummm que maravilha de sandwich... e eu gosto tanto de rucula...

Cláudia disse...

Olá, Joaninha, estou muito feliz de ver você aqui de volta e nos ensinando uma delícia de tosta. É uma ótima idéia para eu fazer hoje mesmo à noite. Aqui é feriado no país, (Proclamação da República) e hoje está o dia da preguiça, chuvoso e fresquinho. Beijoquinhas da Melly para o Haruki e beijos para você com carinho.

sua amiga

virtual chef disse...

Olá Joaninha, espero que seja um regresso para ficar. As suas contribuições gastronómicas também nos fazem falta!
As publicações no Taste só têm um problema é que corre o sério risco de ter Americanos, Ingleses, Australianos, Italianos ou Noruegueses a pedir a receita na língua deles..." À conta disto, já tenho praticamente todas as receitas que postei em inglês! Avance, não tem nada a perder e se necessitar algum suporte, disponha.

Flor de Sal disse...

Ora assim é que é! Aqui é que tu estás bem! Com a barriguinha "encostada" no fogão e logo a seguir no PC.
Vai a Tempestade e vem a Bonança!
E a tosta, bem, já marchava...

Joaninha disse...

Anette,vou ficar à tua espera! ;)
Com a tua fantástica boa disposição e palavras tão carinhosas de serteza que todos os meus males desapareciam instantaneamente mesmo que por instantes! :)

Suzana, vale bem a pena, não só pela tosta mas também pela zona envolvente onde se situa o Café au Lait onde abriram uma outra série de espaços igualmente interessantes.

Camila,obrigada :)também eu senti muuuuiiito a vossa falta! :)

Querida Nina, obrigada... :) e sim, concordo consigo, este tipo de lanches sabem sempre muito bem, se pudesse comia uma tosta destas todos os dias!

Migas! Felizmente voltei :)... tem de ser,não é? Olhar para a frente e tentar pensar só nas coisas boas.
Quando cá vieres em Dezembro passa mesmo por lá, é ideal para tomar um café e uma boa conversa com os amigos, ou simplesmente passar o tempo a ler o jornal, ouvir boa música e comer uma refeição ligeira. Esta rua é uma das perpendiculares à torre dos clérigos, uma das que tem a Marques Soares na esquina. Também tens lá a Casa do Livro ou o Plano B na rua paralela(agora com nova cara)no caso de quereres algo mais género bar ou disco. :) Aquela zona está felizmente melhor, tem sido revitalizada agora com estes novos espaços e está muito agradável. Já não era sem tempo! :)

Pipoka, obrigada pelo teu comentário tão carinhoso :). Ando mesmo mais alegre e ler as vossas palavras só me deixa ainda mais bem disposta!

Carla,por favor não me trates por você, fazes-me sentir velhinha! Lol

Beijinhos meus e lambidelas do Haruki (que anda um traquina :) ) para todos!

Isabel Salvador disse...

k delicia esta tosta joaninha...tenho andado um pouco ausente dos blogs e foi com grande alegria k vi k estavas aki...........bjokas minha querida e bem vinda.........

Cris disse...

Que delícia! Vou passar a dica e seu blog para uma amiga que mora aí, se ela já não conhecer o Café au Lait... Bjs!

Joaninha disse...

Risonha e Witchie, têm mesmo de ir ao Porto experimentar, é que é mesmo saborosa, no fundo não é muito das tuas sugestões Witchie! :)

Colher de Pau, quem sentia a vossa falta era eu, não duvides disso! :)))

Márcia e Laurinha, muito obrigada pelas vossas simpáticas palavras!

Beijoquinhas!

Agdah disse...

Menina, volataste???? Férias longas e proveitosas pelo visto. e Haruki? Como vai?

Brites disse...

Querida Joaninha,
Não conhecia esse espaço e eu que conheço relativamente bem essa zona, pois estagiei na Praça da Liberdade no Porto... vou procurar!
Beijinhos doces, minha querida!

G disse...

Descobri o teu blog por causa da Cláudia e tenho gostado bastante das sugestões.
Em relação ao Café au Lait, sugestão em cheio, a qual também recomendo pela variedade de infusões :)

Luciano Lunkes disse...

Muito dez o teu blog. fotos lindas, bem diagramado e as receitas bacanas. Parabéns. Sou chef de cuisine, trabalehir em NYC por anos e escrevo sobre gastronomia tambem. abraço
Luciano
www.concha-de-retalhos.blogspot.com