quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Bolo Outonal de Diospiro e Especiarias


Diospiro é uma das minhas frutas preferidas, se não a preferida... e apesar de infelizmente não ter a sorte de ter um diospireiro num qualquer pedaço de quintal onde pudesse simplesmente esticar o braço e deliciar-me com este fantástico fruto, tenho entre a família e amigos algumas pessoas que se lembram sempre de mim por esta altura. :)

Este ano não foi diferente, e devido ao calor que se fez sentir até à passada semana, este ano este fruto amadureceu muito rapidamente, e apesar da ajuda do Chef Haruki que também adora e bem tenta comê-los à socapa :-D, a dada altura dei por mim a comer dois a três diospiros por dia com medo que se estragassem. No entanto isso não era suficiente e por essa razão tive de começar seriamente a pensar em alternativas para utilizá-los. Confesso que a minha imaginação (ou falta dela) me deixou ficar mal neste caso pois não me lembrei de muita coisa, com a excepção do tradicional diospiro com canela ou com vinho do Porto que eu tanto adoro, ou então compota de diospiro, mas pelo que pude apurar não é uma receita com muitos fãs. De qualquer forma não era isso que procurava.

A minha procura na net em Portuguès também me deu "poucos frutos", mas quando alterei o texto para inglês surgiram algumas coisas interessantes. Entre elas esta receita que me deixou curiosa. Testei-a duas vezes. Na primeira vez executei a receita na íntegra, passo a passo conforme indicado, mas confesso que o resultado final não me agradou por aí além - muito húmido e demasiado denso. Resolvi insistir e reunir novamente os meus esforços para tentar de novo. Desta vez fiz alguns ajustes e o resultado final já correspondeu às minhas expectativas.

Eu gosto tanto deste fruto que sou daquelas pessoas que sempre achou "um crime" :) utilizar o diospiros para qualquer outro fim que não fosse saboreá-los simplesmente como são, e confesso que continuo a pensar assim. Mas se se depararem com o mesmo problema que eu tive, esta é sem dúvida uma boa solução. E como se costuma dizer, "mais vale um pássaro na mão que dois a voar", que é como quem diz, mais vale comê-los no bolo do que ficar sem eles! :)




Bolo de Diospiro e Especiarias
Adaptado de Persimmon Spice Cake, em RecipeLand.Com

3 Diospiros Grandes Maduros (+- 4 dl)

1 c. de chá de Bicarbonato de Sódio
100 grs de Manteiga a temperatura ambiente
250 grs de Açucar Amarelo
1 Ovo
280 grs de Farinha de Trigo
2 c. de chá de Fermento em pó para bolos
2 c. de chá de Canela
1/2 c. de chá de Noz Moscada
1/2 c. de café de Cravinho em pó
70 grs de Miolo de Noz bem ralado
Casca ralada de 1 Laranja


Aqueça o forno a 180º, unte uma forma com manteiga e forre o fundo com papel vegetal. Volte a untar o papel com manteiga e reserve.

Faça um puré com a polpa dos diospiros com a ajuda da varinha mágica ou processador. Adicione o bicarbonato de sódio ao puré, mexa muito bem e deixe assentar por uns minutos (é importante que não salte este passo, a adição do bicarbonato éfundamental pois fará com que o puré fiquei mais espesso, como se solidificasse).

Bata a manteiga com o açucar. Adicione o ovo e o puré e volte a bater.

Misture bem a farinha, o fermento e as especiarias, adicione ao preparado anterior e misture bem com a ajuda de uma colher de pau ou "salazar". Por último junte as nozes e a raspa da casca de laranja. Envolva, deite a massa na forma e leve ao forno por cerca de 40-50 minutos ou até estar bem cozido no centro (se necessário cubra com uma folha de papel de alumínio para não queimar).

Sirva o bolo polvilhado com uma mistura de açucar em pó e canela, ou simplesmente açucar.

34 comentários:

Natércia Ramalho disse...

Joaninha parece que o bolo vai dar para mim se é que não me engano adorei devia estar uma maravilha .um beijo Natércia))

Isabel Salvador disse...

mas k bolinho maravilhoso...dá vontade de ir aí dar-te um xi-coração fazer festinhas ao teu cão...e comer esse bolinho com um cafézinho....bjokas minha querida

Laurinha disse...

Nunca experimentei bolo de caqui.... mas pelos ingredientes, anotei a receita, para a próima temporada vou fazer! Está tentador!
Beijihos,

Marizé disse...

Joaninha, voltas-te!!!!!
Que alegria, que saudades tuas e do haruki.
A tua creatividade sempre me fascinou, e este bolo não é exepção!
Confesso que não gosto de diospiros mas o facto deste bolo levar especiarias e a julgar pelo aspecto, estou tentada a experimentar!

Beijocas

Anónimo disse...

Eu adoro diospiros, ao natural e com canela, adoro lambuzar-me com eles! E sou como tu: diospiro é assim e mai nada. Esse bolo é uma excelente solução para quem tem muitos. Mas como não é o meu caso, vou continuar só a lambuzar-me! :)

Beijo *

risonha disse...

eu não consigo gostar de diospiros... desculpem-me.. já tentei mas não consigo. agora o meu marido adora... acho que ele ia gostar muito deste bolo.

Migas disse...

Joaninha, sou do teu clube e da witchie! Eu adoro dióspiros...não são o meu fruto favorito mas digamos que está no meu top 5. E este ano ainda não comi nem 1!!! Quanto ao bolo, parece-me uma delícia, com uma cor maravilhosa! Já não é a primeira vez que vejo bolos de dióspiro nos blogues e fico absolutamente encantada com tanta imaginação! Bolo de dióspiro: quem é que se ia lembrar desta? :o)

E o Haruki, que espertinho! Gosta do que é bom!

Beijinhos

Isabel (pipoka) disse...

Não sou fã de diospiros, mas o teu bolo tem um aspecto tão tentador que era capaz de comer 2 ou 3 fatias.

Patricia Scarpin disse...

Nunca cozinhei com caqui, tenho visto tantas receitas maravilhosas nos blogs, esse bolo não é exceção!

Anónimo disse...

Lau, não sou grande fã de diospiros mas a minha mãe e o Nuno adoram. Vou tentar fazer esta receita....não é que me dedique muito á cozinha mas é sempre uma dica a anotar;-).
Vejo que estás bem e fico muito contente por teres voltado a escrever. Passei o teu blog a colegas minhas que por sua vez passaram a amigas e durante a tua ausência não tiveram receitas para fazer em casa!!! Ainda bem que voltaste. beijos grandes

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Que bolinho bom!!! =P
Deixei um presentinho para si no meu blog...
Beijinhos

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

P.S- Eu tenho um diospireiro no quintal!!! Hi hi hi
Pena que vá tão poucas vezes a casa... =(

Anónimo disse...

Olá Joaninha,

Obrigada pelo comentário tão simpático e por me teres adicionado à tua lista de blogs visitados. É uma imensa honra.
Julgo que se pode fazer o panettone à mão. A máquina só ajuda muito porque amassa e leveda (além de cozer)dispensado assim a nossa intervenção nessas partes.

Cris disse...

Joaninha, o bolo tem um aspecto delicioso. Também eu adoro dióspiros...abri-los cuidadosamente...uma pitada de canela e comê-los à colherada!!!até já me cresce água na boca!!! :0)
Beijinhos

Célia disse...

Joaninha o bolinho hummm já comia, quando puderes passa pelo meu blog tenho 1 mimo para ti.

Cláudia disse...

Joaninha, adorei este bolo de caqui, as especiarias são maravilhosas e devem combinar muito bem. A textura do bolo está linda na foto. Também só como a fruta, mas este bolo vale a pena!

bjs

laila radice disse...

ótima pedida, na casa do meu pai tem uns 3 pés...é uma fartura, os pássaros se esbanjam, e nós tentamos mas não damos conta d etanto caqui...vou usar sua receita na proxima safra! bjos

Suzana Parreira disse...

Eu pertenço ao clube dos dióspiro-dependentes e a minha mãe então é viciada. Se ainda encontrar dióspiros hei-de fazer-lhe este bolinho!

Joaninha, obrigada pela visita à minha cozinha e pelos adoráveis comentários.

bjs

colher-de-pau disse...

O M. adora diospiros. Optima sugestão para fazer um bolo diferente!

® disse...

Joaninha,
Amei tua cozinha..receitas e dicas...maravilhosas!
Que lindo seu 'au-au' tb! :]
Tenha um ótimo final de semana!

Alessander Guerra disse...

Pronto! Agora fiquei eu aqui, louco para degustar essa fruta que não conheço. Mas este bolo encheu-me a boca de vontade.

até
Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.blogspot.com

oquefazerprojantar??? disse...

que novidade de bolo! vou querer experimentar também!!

Daninha disse...

Oi, te vi na lista do amigo secreto de blogs de comida e passei pra conhecer seu blog.

Voltarei sempre, beijinhos.

Daninha
http://cinebistrot.blogspot.com/

Filipa disse...

Tenho tantos diospiros em casa que nem sabia o que fazer com eles. Este bolo parece-me uma solução deliciosa. Obrigada pela sugestão e Parabéns pelo blog. Já a adicionei ao meu blog pois espero visitá-la muitas vezes.

Avelino Oliveira disse...

Tenho a certeza q devia estar mt bom... :)

Laranjinha disse...

Que delícia. Recentemente também experimentei fazer bolo de dióspiro e gostei.

Eli disse...

Eu não sabia que tinha voltado, que coisa boa tê-la de volta! O bolo está um arraso, um encanto mesmo! Adorei!

Nysa disse...

o bolo está um espectáculo... tao fofo e para este tempo ideal acompanhado por um bom chá! só queria saber uma coisa: sabe mto a diospiro???
beijos

Cris disse...

Este bolo deve ser delicioso! Eu já fiz muffins de caqui e ficaram muito bons, imagino o seu bolo com estas especiarias... hum... Bjs!

Joaninha disse...

Obrigada a todos pelos vossos carinhosos comentários que tanto me alegram o dia :)!

Quanto às questões (e não só):

Cila, estou em falta contigo, mas como deves saber andei um pouco ausente :(,no entanto agora está tudo melhor e prometo actualizar o chef com mais regularidade! Ah, e tenho de te escrever, vi o teu mail muitíssimo atrasado mas prometo responder logo que possível para ser com calma. :)Beijinhos para ti e para o Nuno!

Paulucha, a honra é toda minha :), e obrigada pela resposta em relação ao Panetone.Gostava mesmo de experimentar mas há receitas que por vezes se tornam traiçoeiras sem a máquina, mas como tenho as varas de bater pão na batedeira pode ser que ajudem. :)

Caro Alessander, o nosso diospiro é o vosso caqui! Aprendi isso com as nossas queridas colegas blogueiras! :)

Avelino, o bolo tava óptimo, e só não comeste porque estavas distraído e desapareceu rapidamente! Lol

Nysa, a versão original realmente sabia um pouco, mas como dimunuí a quantidade de dispiros nesta versão, o sabor ficou mais leve e misturado com as especiarias resulta num sabor bem interessante!

Beijinhos e abraços para todos! O Chef também manda "lambuzelas" para quem deixar! :-D

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi! Parabéns pelo blog lindo! o que mais gostei de participar do amigo secreto foi justamente poder conhecer tantos blogs, e ver tantas novidades!
Vc sabe se diospiro no Brasil é o mesmo que caqui? Queria testar esta receita, mas fiquei na dúvida...
Muitos beijos

Unknown disse...

Olá! Acabei de conhecer seu blog. Adorei!
Apesar de um pouco tarde para postar um comentário, aqui vai: creio que se você tivesse procurado receitas com 'caqui', como se chama aqui no Brasil, teria encontrado várias, como por exemplo, compota, geléia, suco, vitamina, mousse, pudim, sorvete, muffin, torta, crème brûlée, bolo, cheesecake, etc... tem até o vosso 'diospiro' como molho em receitas salgadas! Ufa!
Também adoro caqui, ops, diospiro, mas prefiro os do tipo café ou chocolate ainda não tão maduros - mais durinhos e escuros por dentro - também ao natural! Mas sempre é bom tentar novos sabores, não é mesmo?
;o)

Anónimo disse...

Olá Joaninha, Acabei de fazer o seu delicioso bolo de dióspiros e especiarias. Excelente e fica muito fofinho, cá em casa todos adoraram. Uma amiga minha tem um diospireiro e não apanha os frutos porque ninguém gosta (a não ser os pássaros),ontem ela ofereceu-me um cesto de diospiros, resolvi procurar uma receita e encontrei a sua. Parabéns. A receita já está nos meus favoritos. Obrigada. Por acaso sabe se podemos congelar a polpa do fruto e usá-la mais tarde

Unknown disse...

Olá Lisa, obrigada pelo teu comentário! ;)
Fiquei muito contente por todos terem gostado do bolo, efectivamente também o acho fofinho, e não é nada seco. Tens sorte em ter alguém que te ofereça os diospiros, eu gosto tanto que não consigo imaginar que hajam pessoas que nao gostem deste maravilhoso fruto, =)
Quanto à tua pergunta, sinceramente não te sei responder da melhor maneira. Costumo congelar polpa de outros frutos mas nunca o fiz com diospiro pois tenho a idéia que a polpa do diospiro oxida um pouco. No entanto vi uma vez em Londres polpa de dispiro congelada à venda num supermercado. Que tal se experimentasses congelá-la com um pouco de sumo de limão por causa da oxidação?

Beijinhos