sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Tosta Mimolette



Hoje partilho convosco uma receita simples com um dos meus queijos preferidos, o Mimolette.

Mimolette
é um queijo de origem francesa, tradicionalmente produzido em celeiros da cidade de Lille, daí o facto de ser conhecido também por Boulle de Lille.
Curiosamente, e segundo informações que obtive no Wikipédia e noutros sites, este queijo foi criado e produzido por ordem do Rei Louis XIV que pretendia um queijo que se assemelhasse ao Edam (queijo Holandês) mas querendo diferenciá-lo te-lo-á mandado colorir de cor de laranja. Há no entanto quem afirme que o Mimolette é originário da Holanda e que só mais tarde viria a ser introduzido em França, mas crê-se que efectivamente o queijo é originário deste mesmo país em virtude da proibição no século XVII da importação de produtos holandeses, o que consequentemente originou a necessidade de produção do seu próprio queijo por parte dos franceses.

É um queijo de leite de vaca, tem uma crosta endurecida e uma cor alaranjada obtida a partir do corante natural Achiote . É-nos apresentado numa esfera não perfeita pois possui as extremidades achatadas e pode pesar entre 2 a 4 kg e ser consumido em diferentes fases de envelhecimento - 6 meses (jovem), 12 meses (semi-curado) e a partir dos 18 meses( velho). Pessoalmente prefiro-o envelhecido, pelo menos com 12 meses, o queijo endurece um pouco e os sabores intensificam-se.



Tosta Mimolette

Fatias de Pão Mistura ou do género
Fatias de Queijo Mimolette
Espinafres (frescos ou congelados)
Alho
Azeite
Ovo
Manteiga
Sal
Pimenta mistura em grão

Comece por saltear os espinafres em azeite e alho, temperando-os com sal e pimenta. Se utilizar congelados coloque-os no microondas por 2 minutos na potência máxima, assim que esfriarem um pouco esprema-os de forma a retirar-lhe toda a água e envolva-os num fio de azeite, alho picado, uma pitada de sal e pimenta moída na hora.

Estrele um ovo, tendo o cuidado de fritá-lo dos dois lados mas de forma a que a gema não fique totalmente "cozida".

Numa fatia de pão coloque o queijo Mimolette e cubra-o com os espinafres salteados. Coloque o ovo por cima dos espinafres e termine com outra fatia de pão. Coloque na torradeira por momentos até ganhar cor e sirva-a ainda quente depois de pincelar a fatia superior com manteiga.



Nt: Para quem ainda não conhece e deseja experimentar por vezes é um pouco difícil encontrá-lo. Por norma adquiro-o nos hipermercados (Carrefour e Continente sei que têm ou no El Corte Inglês, assim como em algumas lojas do Pingo Doce mas não em todas). Mas atenção às "marcas", por exemplo não me agrada o comercializado pelo carrefour em fatias e já embalado. Eu pessoalmente prefiro o da marca Isigny, mas certamente existirão outros igualmente bons.


18 comentários:

Anónimo disse...

Lau, sabes que sou uma apreciadaora inveterada de queijos mas sinceramente nunca tinha ouvido falar do Mimolette. Conheço o Edam, aliás foi por ti que tive o prazer de conhecer, que faz as delicias de qualquer prato;-). É um nome a apontar para depois comprar.
Beijinhos
Cila

Isabel (pipoka) disse...

Adoro lições sobre queijo, pois é o meu alimento favorito. Quanto mais conhecer melhor! Quanto à tosta, esta super apetitosa, com aquele amarelinho da gema de ovo e do queijo a contrastar com os espinafres...nham, nham.

bjs

Laurinha disse...

O colorido desta tosta está demais!!!
Adoro queijos, e aprendi mais sobre um que não conhecia!
Obrigada!!

Beijinhos,

Marizé disse...

Adorei esta tosta, os sabores e as cores.
As informações sobre o queijo, muito uteis, gosto de postagens que falam das preferencias pessoais, transmitem-nos confiança para experimentar.

Este petisco é uma óptima sugestão para o fim-de-semana.

Beijocas

risonha disse...

não conhecia este queijo mas é certo e sabido que da próxima vez que for ás compras vou ter os olhos bem abertos. adorei a tosta.

Nani disse...

Menina você me deixou babando! Mande um pouquinho pra mim?
Beijos e ótimo fim de semana!

Suzana Parreira disse...

Joaninha, que tosta mais deliciosa e que combinação de cores tão feliz! A maluquinha dos queijos que há em mim adorou cada pormenor desta receita. E a fotografia - com sempre - está 5 estrelas.

Obrigada pela visita à "secção internacional" da minha cozinha. :)

Bj

Natércia Ramalho disse...

Joaninha as meninas antes já falaram tudo deliciosa.um beijo Natércia...

Flor de Sal disse...

E eu, muito convencida, a pensar que percebia "paletes" sobre queijos! E aparece esta "espertinha" a falar num tal de Mimolette!
Tu "tás-te" àrmar!!!
Bjnhos e bom fim de semana!

anna disse...

Pois eu também não conheço este sr. queijo, só sei que as tuas fotos estão fabulosas... com cores incriveis!
Beijinhos.

Célia disse...

Bom como sempre, b.f.s, jinhos.

Cris disse...

Se você fosse minha amiga iria pedir um destes! :-)

Cláudia disse...

Joaninha, esta tosta deve ser maravilhosa, nunca na minha vida eu experimentei este queijo, mas que deve ser bom, deve.

bjs

m@ria...m@rie...m@ry disse...

ola!

Aqui fica uma deliciosa e tentadora sugestão para este fim de semana!

As tuas fotos são mesmo lindas!!!

beijinho

Gourmandisebrasil disse...

Ainda não conheço este! Parece-me muito bom...adoro experimentar comidinhas novas!
Procurarei por ele.
bjoca,
Nina.

Patrícia disse...

Seus blog é simplesmente fantástico, receitas deliciosas e fotos lindas.

:) bj

Migas disse...

Mais uma maluquinha por queijo....Sim, sim...sou eu! Mas olha, este também não conhecia e vou gostar de experimentar! :o) Não me escapa quando aí estiver!

A tosta também está bem ao meu gosto!

Beijinhos

Lídia Lopes disse...

Essa tosta ficou um mimo :)

Beijos