sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Crostata de Ricotta e Frutos Silvestres



Porque me fazes imensamente feliz, para ti meu amor, faço hoje minhas as palavras deste génio...

Creio que foi o sorriso,
o sorriso foi quem abriu a porta.
Era um sorriso com muita luz
lá dentro, apetecia entrar nele,
tirar a roupa, ficar
nu dentro daquele sorriso.
Correr, navegar, morrer naquele sorriso.

O Sorriso, de Eugénio de Andrade


Crostata de Ricotta e Frutos Silvestres
Base
250 grs de Farinha
100 grs de Açucar
125 grs de Manteiga
2 Gemas de Ovos
Raspa da Casca de 1/2 Limão
Recheio
300 grs de Mistura de Frutos
Silvestres (congelados)
100 + 25 grs de Açucar
Sumo de 1/2 Limão
1 pau de canela
300 grs de Ricotta


Peneire a farinha, adicione a manteiga cortada em cubos, o açucar e a raspa da casca do limão. Trabalhe a massa com a ponta os dedos até a maneiga estar bem incorporada nos restantes ingredientes. Junte as gemas e amasse até obter uma mistura homogénea. Faça uma bola com a massa, coloque-a dentro de um saco de plástico com fecho ou em papel celofane e leve-a ao frigorífico durante cerca de 1 hora.

Leve ao lume um tachinho com os frutos silvestres, 100 grs de açucar, o pau de canela e o sumo de limão. Deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos, retire do lume e deixe arrefecer. Entretanto misture a ricotta com o restante açucar.

Estenda a massa de forma a cobrir uma tarteira com fundo amovível de cerca de 22 cm de diâmetro, tendo o cuidado de deixar um pouco de massa para fazer as tiras para a cobertura. Espalhe o doce de frutos silvestres no fundo da tarteira, e de seguida cubra-o com o preparado de Ricotta e açucar.Termine decorando a gosto com as tiras de massa ( e se desejar pincele-as com um pouco de leite ou gema de ovo) e leve ao forno a 180º até estar cozida e ligeiramente dourada.

Bom apetite! :)

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Males que vêm por bem...



Cá estou eu de novo. Depois das festas... depois de horas "perdidas ou ganhas" na cozinha, e "toneladas" de doces de Natal e mais alguns de Ano Novo volto ao meu cantinho para vos desejar a todos um excelente ano de 2009. Eu sei que para alguns de vocês talvez já venha um pouquinho atrasada, mas dizem por aí que o que conta é a intenção, e cá para mim, o que conta são os sentimentos, e os meus dizem-me que quero para todos um ano cheio de alegrias e coisas doces. :)

Alguns de vocês têm-me perguntado nos vossos contactos por mail o que é feito de mim e se porventura terei deixado de cozinhar, mas a verdade é que acho que nunca me dediquei tanto à cozinha como agora, no entanto não tem havido tempo para fotos e muito menos para escrever. O emprego, a cozinha e a mudança de casa que tenho vindo a tentar fazer desde o final do ano não me têm deixado tempo para muito mais, por isso enquanto não estiver na minha nova cozinha dificilmente conseguirei manter a assiduidade devida aqui no Chef. Se hoje estou aqui a partilhar isto convosco é porque a gripe bateu-me à porta :( mas como já dizia a minha avó "há males que vêm por bem". :)

Assim, e para matar um pouquinho as saudades deste cantinho e de todos vocês, deixo-vos com a receita muito simples de um bolo queijado de coco e laranja que fiz ontem para ver se afugentava um pouco esta gripe danada. Infelizmente não resultou, mas a barriguinha agradeceu!


Bolo "Queijado" de Coco e Laranja

90 grs de Coco ralado
160 grs de Açucar
70 grs de Farinha de Trigo c/ Fermento
1 c. chá de canela em pó (opcional)
4 Ovos
Sumo de 1/2 Laranja
Raspa da Casca de 1 Laranja
2 dl de Leite de Coco
1,3 dl de Leite
125 grs de Manteiga derretida
Açucar em Pó para polvilhar

Aqueça o forno a 180ºC.

Num recipiente alto misture bem o coco ralado, a farinha, a canela e o açucar.

Bata ligeiramente os ovos com a ajuda de um garfo e adicione-os à mistura de farinha e coco juntamente com o leite, o leite de coco, a manteiga derretida, o sumo e a raspa de laranja. Mexa tudo muito bem com a ajuda de uma vara de arames de forma a evitar grumos.


Deite o preparado numa forma com 24-25 cm de diâmetro (untada e enfarinhada se não for de silicone) e leve ao forno a cozer durante cerca de 35-40 minutos ou até estar ligeiramente dourado no exterior e cozido no interior.


Depois de frio polvilhe com açucar em pó.