Coincidentemente ou não, desde que me dediquei ao blog sinto cada vez mais necessidade de ter sempre receitas práticas que possa fazer a qualquer momento mas que sejam ao mesmo tempo rápidas de confeccionar e apetitosas. Infelizmente, o corre-corre do nosso dia-a-dia nem sempre nos permite ter o tempo que gostariamos para nos dedicar a esta maravilhosa arte...
Em tempos já aqui tive oportunidade de partilhar convosco a "mania" que tenho de congelar tudo e mais alguma coisa por achar tão prático, e assim ter sempre alguma coisa para petiscar bastando para isso descongelar os alimentos no microondas. Sim, porque para mim, se não for algo que possa ser descongelado no máximo em 5 minutos, então de nada me vale porque a razão principal da minha obsessão em congelar, é o facto de poder ter sempre um petisco à mão quando a necessidade ou os desejos nos "batem à porta".
Em consequência das férias, deparei-me com o congelador um pouco vazio (provavelmente a maioria de vocês discordaria de tal afirmação se tivesse oportunidade de olhar para dentro dele, mas como já disse "eu tenho meeeesmo a mania de congelar!" :) ) e dei por mim a "magicar" no que poderia fazer para remediar a situação...
Pensei em fazer empanada e experimentar congelá-la, mas à última da hora pareceu-me uma má idéia... em seguida pensei em algo doce e lembrei-me de fazer muffins, mas queria algo diferente e o desejo de algo salgado continuava a "pairar" na minha cabeçinha, assim como no meu estômago, confesso...
Pesquisei na net à procura de inspiração, e depois de ter passado pelo Epicurious, que tem ceeeeeeentenas de receitas destas delícias, fiquei com vontade de experimentar muffins salgados. Nunca tinha visto, nunca fiz, mas pareceu-me uma óptima idéia. Com tanta escolha, acabei por utilizar como base de inspiração esta receita de um outro site .
A adaptação saiu boa, a utilização dos legumes tornou-os certamente mais leves e saborosos que a receita original. Ficaram tão saborosos, tão saborosos, que tenho de vos confessar - não sem um pouco de embaraço e vergonha - que não sobrou nenhum para congelar..
.175 grs de Farinha de Trigo com fermento .1 c. de chá de fermento em pó .120 grs de Queijo ralado em fios (usei um pacote de Mozzarela + Emmental) .2 Ovos pequenos .0,8 dl de Leite (usei meio-gordo) .Sal .Pimenta de Moinho . 100 grs de Bacon .1 Batata pequena ou 1/2 Beterraba (usei batata em parte da massa e courgette noutra e funcionam ambas muito bem) .Azeite q.b. .1 Cebola pequena .1 Alho Francês .1 dente de Alho .3 mãos cheias de Ervilhas congeladas
Aqueça o forno o 180º, prepare a forma de muffins untando-a ou colocando forminhas de papel.
Coza as ervilhas cerca de 10 minutos num pouco de água, coe e reserve.
Num tacho coloque um fio de azeite, as cebola picada, o alho francês cortado em bocadinhos pequenos e deixe cozinhar até estar translúcido. Adicione o bacon cortado em cubinhos muito pequenos, o alho picado e cozinhe uns minutos.
Descasque e rale a batata (ou beterraba) e deite no tacho, envolva tudo muito bem,tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe cozer por mais 5 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer.
Entretanto esmague as ervilhas grosseiramente com um garfo (não as deixe em puré) e misture o leite e os ovos. Reserve.
Peneire a farinha e o fermento para um recipiente fundo, junte a mistura de legumes e bacon assim como as ervilhas e envolva.
Finalmente adicione os ingredientes líquidos misturando-os com a ajuda de um garfo tendo o cuidado de não mexer demasiado.
Coloque a massa na forma e leve ao forno cerca de 20 minutos ou até estarem douradinhos.
Nt: Coloquei em parte da massa pedacinhos de tomate seco o que deu um toque especial à massa, no entanto não considero este ingrediente fundamental já que os muffins são igualmente saborosos sem ele.