domingo, 3 de junho de 2007

Muffins Banana-Laranja com Chocolate


Nunca tinha feito muffins, e desde a explicação da Elvira sobre a diferença entre muffins e queques que queria experimentar. Numa das minhas pesquisas na net encontrei aqui uma receita de muffins de laranja e chocolate que me agradou, mas à qual resolvi efectuar algumas alterações, nomeadamente na quantidade dos ingredientes e na adição de alguns. Este foi o resultado e desde já vos digo que para primeira experiência tive muita sorte na escolha pois ficaram deliciosos. Já desapareceram todos pelo que já estou a pensar fazer nova fornada! :-D

Receita para 10 Muffins

. 200 grs de Farinha
. 2 c. chá de Fermento
. 80 grs de Açucar
. 1/4 c. chá de Sal

. 1 Ovo
. 1 dl buttermilk*
. 1 dl sumo de Laranja
. Raspa da casca de 1 Laranja
. 1 Banana
. 50 grs de Manteiga
. 0,5 dl de Óleo
. 1 c. chá essência de Baunilha

. 60 grs de chocolate em barra**
. 1 c. chá de Manteiga
. 0,5 dl de Natas
ou
. 3 c. sopa de cacau em pó


Aqueça o forno a 180º e prepare a forma dos muffins colocando forminhas de papel em cada orifício.

Num recipiente misture os ingredientes secos - a farinha, o açucar, o fermento e o sal.

Num outro recipiente misture os ingredientes "húmidos" - o ovo, o leite que misturou previamente com 1 c. de sopa de sumo de limão e deixou repousar pelo menos por 10 minutos, o sumo e a raspa de laranja, a banana esmagada com um garfo (se o fizer antes de a adicionar juntar gotas de sumo de limao para não oxidar), a manteiga derretida no microondas, o óleo e a essência de baunilha.

Adicione os ingredientes líquidos ao recipiente dos ingredientes secos e com um garfo misture grosseiramente os dois sem mexer demais e de forma a que a massa não fique muito homogénea.

Entretanto derreta o chocolate em barra no microondas com a manteiga e assim que esteja bem derretido deite as natas e envolva bem.

Divida a massa dos muffins em duas partes colocando uma delas num outro recipiente ao qual deve adicionar o chocolate derretido e mexer.

Encha duas colheres de sopa cada uma com uma das partes da massa (uma com chocolate e outra sem) e vá deitando nas forminhas (eu fiz em simultâneo mas pode fazê-lo alternadamente) ao mesmo tempo que as gira de forma a que as diferentes massas se misturem mas não demasiado.

Encha apenas cerca de 3/4 das forminhas porque crescem bastante (não façam como eu que me esqueci do fermento :-D) e leve ao forno por cerca de 25 minutos ou então quando espetar um palito e o mesmo sair seco.


* Buttermilk é um líquido que "sobra" da produção de manteiga. Segundo a informação que retirei do wikipédia, a maior parte do buttermilk utilizado nos Estados Unidos não é natural, ou seja, é o resultado da adição de bactérias ao leite desnatado e podemos fácilmente substituí-lo se misturarmos em casa 1 colher de sopa de sumo de limão com 1 e 3/4 de c. sopa de leite (foi o que fiz).

* Esta mistura de chocolate, manteiga e natas pode ser substituída simplesmente por 3 c. sopa de cacau.

13 comentários:

Cláudia A. disse...

Joaninha querida, eles ficaram maravilhosos. As fotos estão belíssimas.

Beatriz Belliard disse...

esles ficaram lindos !

Anónimo disse...

Numa só palavra: fantásticos!!

Elvira disse...

Fantásticos! Ninguém tem pena de mim que quero fazer dieta...?! ;-D

Natércia Ramalho disse...

Joaninha mais uma das suas belas receitas estão lindos.um bjs...Natércia.

Anónimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.

Eli disse...

Descobri o seu blog através do Colher de Tacho e simplismente adorei!! Os muffins já estão na minha lista. :)

Julie Sol disse...

Venho agradecer-te a tua passagem pelo meu cantinho. Obrigado


Que inveja da tua forma em silicone ando morta para comprar uma mas aqui são a 15 eur.
Obrigado pelo concelho da francesinha.
Neste verão vou passar por ai : E não deixarei de comer uma.

Julie Sol

Lua Limaverde disse...

Joaninha, estou adorando suas receitas, já tenho algumas guardadas para testar. :)

Silvia Arruda disse...

Eu tb nunca fiz muffin, mas depois de vê-los em vários blogs, estou tentada a fazê-los!!

Cláudia disse...

Agora vendo tantos muffins nos blogs, fiquei com mania de faze-los, o seu já está na lista.
Estão muito apetitosos e laranja combina com chocolate.
bjs

Unknown disse...

Gran mistura de amistat i bon apetit!

Parabéns! Bom Fim de Semana!

Avental da Micas disse...

Ora pois, já te tinha dito que os ía fazer, não foi? Estão feitos. Passa lá no meu canto, para dares a tua opinião... um beijo grande.
Ficaram maravilhosos.
(Imagina quem os comeu de uma assentada?)