quarta-feira, 20 de junho de 2007

Morangos Simples e Deliciosos!



« There were never strawberries
like the ones we had... »

"Strawberries", Poema de Edwin Morgan


Tenho recordações de pequenina dos morangos com açucar que a minha mãe fazia, cortados em pedacinhos pequenos, e que deixava a "macerar"durante algumas horas para dar tempo a criar-se aquele sumo maravilhoso no fundo da tigela que eu bebia e lambia :-) com deleite e um sorriso estampado no rosto do tamanho do mundo...

Esta receita de morangos é muito simples e certamente não será novidade nenhuma, no entanto não poderia deixar de postar aquela que eu considero ser uma das minhas receitas favoritas.


Morangos da Joaninha



. Morangos
. Açucar q.b.
.Vinho do Porto q.b.
. Hortelã


Lave e retire os pés aos morangos e corte-os em pedacinhos pequenos para dentro de uma taça.

Polvilhe os morangos com açucar (eu gosto bem docinhos) e regue com vinho do Porto a gosto.

Finalmente pique duas folhinhas de hortelã e deite sobre os morangos.

Envolva tudo muito bem e deixe pelo menos 1 hora a descansar à temperatura ambiente (é importante que não os coloque no frigorífico, se os quiser mais frescos coloque-os apenas depois da maceração em temperatura ambiente).



18 comentários:

Natércia Ramalho disse...

Joaninha os seus morangos estão delicia adorei.um bjs Natércia...

Cláudia disse...

Adorei os seus moranguinhos. Fiquei com muita vontade de experimentar. Sabe, o vinho do Porto aqui no Brasil é caro, mas vou comprar qualquer dia destes, pois a última garrafa acabou faz tempo!
Bjs =^.^=

Fer Guimaraes Rosa disse...

que morangos, que nada!
eu so quero olhar esse fofo do Haruki! :-)
se bem que essa mistura morango + porto deve ficar muito boa. beijoo,

Elvira disse...

Quando os morangos são mesmo bons, basta pouca coisa. Ficaram perfeitos!

E depois, o Haruki é muito fofinho e as fótos ficaram lindas! :-)

Unknown disse...

Eu tb costumo colocar vinho do Porto nos morangos e gostamos muito. Quando a minha filha era muito pequena(três ou quatro anos) fiz uns morangos dessa forma, mas nunca mais me lembrei que tinha posto vinho do Porto. E ela, que nunca tinha apreciado muito morangos, nesse dia mostrava-se deliciada, sobretudo com o molho. Estavamos a estranhar muito, até que me deu um "clik": era do vinho do Porto!

Cláudia A. disse...

Joaninha, o Haruki é liiiindo e tem uma cara de sapeca. Ai que vontade de brincar com ele. Quanto aos morangos, vou fazê-los agora mesmo. Amanhã te conto o que achamos. Beijo.

laila radice disse...

meu pai fazia igualzinho pra mim...é uma perdiçao, não me lembrava mais...ai e essa foto está tão linda, mas tão linda que dá vontade de comer esses moranguinhos agorinha mesmo! bjos

Gourmandisebrasil disse...

Oi Joaninha,
Eu costumo macerar com mel no lugar do açúcar e finalizar com gotinhas de aceto balsâmico reduzido e pimenta branca moída na hora. Fica ótimo em morangos bem maduros. bj, Nina.

Anónimo disse...

Lau, esses morangos têm um aspecto delicioso!!!! a parte do vinho do Porto desconhecia mas sou da opinião que deve ficar fabuloso. O teu cão é uma ternura ;-)
Beijos grandes e continua a fazer ou mostrar receitas como esta.
Cila

Cláudia A. disse...

Querida Joaninha, como havia dito fiz os morangos ontem mesmo eservi como sobremesa do jantar. Ficaram maravilhosos. Meu marido pediu para eu lhe agradecer no nome dele. Ele ama vinho do Porto

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joaninha disse...

Morangos são mesmo uma delícia,não é? Eu só de olhar para as fotos apetece-me logo comer uma mão cheia deles. :-)
Fico muito contente que tenham gostado da sugestão. A verdadeira receita é mesmo a dos morangos com o vinho do Porto, a hortelã é um extra que por vezes apetece-me outras não! Mas morangos são morangos e como diz a Elvira desde que sejam maduros sabem sempre muito bem.

Cila, adorei "ver-te" por aqui e saber que me visitas :-)))). É muito bom ler os teus comentários e saber que andas por perto e fico muito contente que tenhas gostado da receita. :-)

Cláudia,que bom que gostaram dos Morangos :-), fiquei muuuuiiiito contente.

Beijinhos grandes para todas(os) e mais uma vez o meu muito obrigada por terem tempo para me visitar e deixar estes comentários que me deixam sempre muito bem disposta. :-)
O Haruki também manda lamdidelas! :-) Não quero nem pensar no que seria se ele pudesse sentir o cheirinho das vossas deliciosas receitas... :-D

Célia disse...

Joaninha parace ser uma delicia já comia, jinhos.

Anónimo disse...

Joaninha, que delícia de sobremesa, não??? Também sou fã! Adoro frutas com vinho do porto...melão também fica muito bom!
Morango por si só já é marvilhoso, com açúcar e vinho então... Perdição!
Beijos!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Anónimo disse...

Joaninha, esses morangos fazem me lembrar tanto da minha infância, a minha mãe fazia tal e qual como esta na sua receita. Tenho morangos no frigorífico, vou aproveitar e fazer já a seguir, rss.
Bjinhos ;)

Anónimo disse...

Há pouco dizia que não tenho muito jeito para os doces. Mas esta sobremesa é bem fácil e boa.
Beijinhos para a Joaninha e uma festinha ao Chef Haruki ;)

Ana de Almeida disse...

O Haruki tá tão fofo :)
Só apetece dar-lhe colinho hihi

Anónimo disse...

Chef haruki parece ter aprovado!!
Adorei suas receitas!