quinta-feira, 14 de junho de 2007

Cake Salgado de Queijo e Legumes



Como não tenho andado com muito apetite não tenho tido muita vontade de cozinhar por isso o meu frigorífico tem acumulado algumas coisas que precisam de ser utilizadas, especialmente alguns legumes. Como se há coisa que detesto é deitar comida fora, disse para mim mesma "mexe-te lá ò preguiçosa" e rumei à cozinha. Apesar da falta de motivação o resultado agradou-me muito e vi-me diante de mais um idéia excelente para dias quentes e piqueniques.
Para mim receitas destas são uma benção porque me permitem ter almoços saborosos e práticos quando ando fora. Esta sugestão pode servir de refeição completa aconpanhada por uma salada ou simplesmente de acompanhamento ou de entrada. Pode ainda ser feita com muitos outros ingredientes e ao vosso gosto, além disso é simples e rápida de fazer, ideal para dias de "mau feitio"! :-)))



. 3 Ovos
. 50 grs de Farinha sem fermento
. 100 grs de Queijo Parmesão ralado em fios
. 50 grs de Queijo Ricotta
. 1 Alho Francês
.1 dente de Alho
. 1/2 Pimento
. 1 Cenoura
. 100 grs de Cogumelos
. 1/3 Chouriço Alentejano (ou outro)
. 2 fatias de Bacon
. Cebola
. Azeite
. Sal
. Pimenta moída na hora
. Oregãos Secos


Comece por fazer um estrugido com o azeite e a cebola. Assim que esta esteja transparente adicione o chouriço e o bacon cortados em pedacinhos pequenos. Deixe cozinhar por 2 minutos.

Junte o alho francês em rodelas finas e o alho picado. Deixe no lume por uns minutos até cozer. Retire do lume e reserve.

Rale a cenoura para dentro de um recipiente ao qual deve juntar os cogumelos e o pimento cortados em pedacinhos pequenos. Misture e em seguida adicione o queijo ralado e o Ricotta. Misture bem.


De seguida adicione os ovos, um a um, mesendo sempre bem com uma colher de pau. Tempere com o sal, a pimenta moída e os oregãos secos.


Finalmente adicione aos ovos o preparado de alho francês e misture bem.


Leve ao forno numa forma género de bolo inglês de preferência anti-aderente e untada com manteiga,ou preferencialmente forrada e papel vegetal. Deixe cozer durante cerca de 30 a 40 minutos a 180º.


Dica: Se quiser colocar mais legumes adicione simplesmente mais ovos, de forma a que os mesmos fiquem "bem ligados". Pode utilizar apenas uma qualidade de queijo, utilizei Ricotta porque tinha um pouco no frigorífico, mas pode substitui-lo colocando as 150 grs de apenas um tipo de queijo, por exemplo.

15 comentários:

Paula19 disse...

Ai que bom.
Eu adroro bolos salgados e tb tenho uns legumes que precisam de ser cozinhados.

Natércia Ramalho disse...

Amiga mas que bela a sua receita adorei.um bjs...Natércia

Cláudia disse...

Oi, Joaninha, ficou lindo este cake salgado, eu também adoro com saladas, estes tomates estão tão atraentes!

Elvira disse...

Fiquei com uma fome danada! Sou fã de cakes salgados, sobretudo no Verão! :-)

Fer Guimaraes Rosa disse...

saiu-se muito bem para um dia preguicento! e eu adorei isso. vou copiar! beijos, pra voce e Haruki,

Cláudia A. disse...

Ficou lindo Joaninha. Adoro essa criatividade que surge quando temos que utilizar um ingrediente que está quase passando do ponto. Sempre aparecem coisas interessantes. Beijo.

Anónimo disse...

É, de facto um prato delicioso para esta época, pricioalmente acompanhado por uma salada mista, e um cerveja fresquinha.
Diga lá se não tenho razão?
Beijinhos

Joaninha disse...

Só de ler os vossos comentários deu-me vontade de comer uma fatia!:-D O problema é que não sobrou nada e confesso que neste caso sou a culpada... :-)))

Sim Paulo, a idéia é excelente!!!:-)

Beijinhos!!!

Agdah disse...

eu tenho ouvido falar tanto nesses cakes ultimamente que acho que vou ter que experimentar.

Célia disse...

muito practico Joaninha, bom para quando eu estiver de ferias, jinhos

Cris disse...

Ficou lindo Joaninha, a primeira foto está totalmente apetitosa!

colher-de-pau disse...

Esta já copiei para fazer assim que possível!
Deve estar delicioso!

Nysa disse...

hum... agora até ia uma fatia com uma saladinha... esta receita já está no meu "baú" :D obrigada

turbolenta disse...

Fiquei mesmo interessada nesta receita.Acho que é a ideal para um piquenique . Acompanhada de uma boa salada, serve como uma refeição mais ligeira.
boa semana

oquefazerprojantar??? disse...

essa é mesmo uma receita a experimentar! obrigado pela ideia!