quinta-feira, 28 de junho de 2007

Salada Estrela



Apresento-vos a Salada Estrela que foi feita a pensar na minha querida amiga Cila e como tal é dedicada a ela, pois apesar de morarmos quase ao lado uma da outra não nos vemos há uma data de tempo e sem desculpa possível!
Assim, esta salada foi criada em jeito de desculpa... :-)
Resta-me acrescentar que a foto foi escolhida por ela e que este foi mais um daqueles meus almoços rápidos de semana! É super fácil e rápida de fazer mas ao mesmo tempo muito saborosa.


Salada
. Alface
. Tomates Cereja
. Papaia
. Pimento Amarelo
. Ameixas Pretas
. Mini-queijos Mozzarela Frescos
. Oregãos
. Sementes de Papoila

Molho
. Azeite
. Vinagre de Cidra de Maçã
. Sumo de 1/2 Laranja
. Sumo de 1/2 Lima



Lave a alface, o pimentos, os tomates e as frutas, descasque as últimas e corte tudo aos bocadinhos (deixei a casca da ameixa porque gosto). Se quiser decorar com a estrela tenha em atenção que deverá reservar uma fatia grossa da papaia e recortar o centro (com a ajuda de uma faca) em forma de estrela mantendo as sementes.

Junte os mini-queijos (cortados ao meio), tempere com oregãos. e polvilhe com as sementes de papoila.

Para o molho misture todos os ingredientes e deite sobre a salada.



22 comentários:

Natércia Ramalho disse...

Hoje eu cheguei primeiro e vou comer tudo, sua salada está devinal.um bjs Natércia...

Fer Guimaraes Rosa disse...

que coisa mais linda de salada! u-la-la! dah pra fazer um poster, e depois come-la, eh claro! ;-))

beijao,

Cláudia disse...

Esta salada parece um quadro. Está linda demais, e que delícia comer uma naquele calorão que faz no verão aqui!
Bjs

Elvira disse...

Que saladinha mais fresca, delicada e bonita! :-)

Anónimo disse...

A sua salada ficou lindaaa e com muita cor ate da vontade de comer um cadinho.
Bjinhos ;)

Gourmandisebrasil disse...

Fica uma graça servir com as semntes do mamão, dá mais contraste na cor. Tenho uma receita que usa a semente no molho da salada, mas nunca testei.
Molho com semente de mamão:
1/4 cup de suco de laranja
1/4 cup de suco de limão
2tbsp de vinagre branco
3 echalotes brunoise
1tbsp de açúcar
1 cup de óleo
1/2 cup de semente de papaia
Bata rapidamente no processador sem óleo. Junte óleo em fio até emulsificar.
bjo,
Nina.

Flor de Sal disse...

Que bonitinho! Há amigas com muita sorte, não é Joaninha!!???

Anónimo disse...

Linda a salada estrela!Adoro saladas e molhos e achei este molho muito diferente,já anotei!

Cláudia A. disse...

Sua amiga deve ter amado uma homenagem dessas. Sua salada ficou uma pintura de tão linda. Amei Joaninha. Beijo para você e para o Haruki (faz tempo que você não conta as estripulias dele).

Joaninha disse...

Natércia, se foi a primeira tem todo o direito a provar em primeiro lugar!!! E se for preciso faço uma só para si! :)

Fer, essa do poster faz-me lembrar aquele artigo do Paco Torres sobre comida de papel que postei há algum tempo! Que maravilha seria ter um poster com o sabor desta salada! :)

Cláudia e Elvira, a salada é realmente muito fresca e ideal para o Verão, mas não são todas as saladas? :)

Irina, eu também sou assim, só pela cor apetece-me comer logo um pedaço. :)É isso que os legumes e as frutas têm de bom, além de óptimos para a saúde deixam as refeições bonitas e apetecíveis!

Nina, muito obrigada pela sugestão,o molho parece óptimo só não sei o que são echalotes brunoise. É que não faço a mínima idéia... :)

Flor de Sal, a verdade é que eu é que tenho muita sorte por ter amigas assim e por vos ter a vocês todas que me visitam e deixam comentários tão carinhosos! :)))

Obrigada Duly,a salada é realmente muito boa em qualquer altura, e uma das vantagens é que serve de refeição e sobremesa ao mesmo tempo, não é? :)

Querida Cláudia, realmente não tenho falado do danadinho mas tenho algumas coisas para partilhar. Obrigada mais uma vez pelo interesse e carinho! Este fim de semana escrevo-lhe sem falta!

Beijinhos meus a todas e lambidelas do Haruki para quem quiser!!! :)))

Alessander Guerra disse...

Mas essa salada é de comer com os olhos, cores e sabores numa bela mistura.

Vou te acrescentar nos meus favoritos e quando der apareça no www.cuecasnacozinha.blogspot.com

Alessander Guerra

Gourmandisebrasil disse...

Oi Joaninha,
Eu também prefiro os muffins mais escuros.
Echalote são aquelas cebolas pequeninas francesas. Acho que em Portugal se diz echalota (pelo menos eu escutei assim no canal português). Brunoise é o nome que se dá ao corte quadrado (neste caso quadradinho).
Bjo! Nina.

laila radice disse...

Joaninha mais que salada especial...imagino que a amiga seja tão querida que mereça muitas criaçoes...bjos

Anónimo disse...

Lau, que salada mais linda! Adorei a tua ideia e desde já agradeço a tua "homenagem". Obrigada do fundo do coração :-) está uma salada cheia de cores, de bons ingredientes e de fácil preparação. Está perfeita e bonita. Parabéns! Beijos grandes Cila. P.S. Não te esqueças do meu convite, em minha casa ou noutro sitio fico á espera desta salada ;-)

Anónimo disse...

Deliciosa eu não sei, mas que é linda é! E se for tão boa como é bonita... :) Adoro as tuas apresentações e as tuas fotografias, deixam o blog tão apetecível! :)

Agdah disse...

Que linda ficou.

Eli disse...

Menina que linda! Muito chique a salada!! :)

Diogo disse...

Noooossa, lindo joaninha!!!

Um beijão, Diogo.

Cris disse...

Arrasou, ficou linda esta salada, o molho hummmm, boa idéia, sua amiga deve ter ficado feliz!

Anónimo disse...

Adorei o seu blog! Está muito muito apetitoso.
Já agora... reparei no nome do cachorro... Alguma influência oriental q a tenha levado a escolher esse nome?

Joaninha disse...

Olá Vera! Antes de mais obrigada pela visita. :)
Efectivamente o nome do Haruki foi inspirado no nome de um escritor de que gosto muito e que, apesar de ter vivido alguns anos nos E.U.A e na Europa, é de nacionalidade japonesa - Haruki Murakami. Beijinhos!

turbolenta disse...

Com as "asneiras "feitas nas férias as saladas t~em de fazer parte integrante da minha alimentação num futuro bem próximo e a partir deste fim de semana.
Está é muito apetecível.
bom fim de semana