quinta-feira, 12 de julho de 2007

Frango de Mel, Tomilho Limão e Lima, Assado em Barro




A única coisa que me apraz dizer, é que este é sem dúvida o melhooooooooooorrrr frango assado que alguma vez fiz e comi!!!! Sim, é verdade... de tal forma que passei a olhar para o frango assado de uma forma totalmente diferente! :)

E o aroma que me encheu a casa???? Houve quem viesse logo ver e perguntar o que estava no forno, o que desde já vos digo que não é nada normal!!! :)

Vi a receita de frango com mel da Elvira e fiquei com aquilo na cabeça... já tinha feito porco, pato e peru com mel, mas frango nunca. Resolvi experimentar então com mel e adicionar mais umas coisinhas que acho que funcionam muito bem com esta carne. Ficou divinal!

O segredo está todo no tempero obviamente, mas também no tempo em que deixamos a carne a marinar. De um esquecimento surgiu esta maravilha, pois o frango foi colocado a marinar no dia anterior porque como sou muito distraída esqueci-me que tinha um jantar muito importante nessa noite e pus-me a preparar o dito cujo como se o fosse cozinhar. Foi o melhor esquecimento que tive até hoje...
:)




. 1 Frango . Tomilho Limão Fresco . Sumo e Raspa de 1 Limão . Sumo e Raspa de 1 Lima . 1 Limão cortado às rodelas . 1 Lima cortada às rodelas . 4 dentes de Alho . 4 c.sopa de Mel . Sal . Pimenta em grão moída na hora . 1 caneca de Azeite (mais ou menos 2 dl) . 1 Saco de plástico de congelar alimentos ou semelhante

(Usei estas medidas para um franguinho pequeno, por isso ajustem-nas dependendo do tamanho)


Limpe bem o interior do frango, passe-o por água e enxugue-o em papel para que fique seco.

Descasque os alhos e amasse-os ligeiramente numa taça juntamente com as folhinhas de alguns ramos de tomilho limão e as raspas do limão e da lima (eu como sou fina fiz no flavour shaker do Jamie! ;) ). Junte o sumo de ambos, tempere com sal e pimenta moída na hora, adicione o mel e finalmente o azeite. Mexa para envolver todos os ingredientes.

Pegue no frango, coloque metade do limão e da lima que espremeu dentro do mesmo, introduza também alguns raminhos inteiros de tomilho limão e coloque-o no saco de plástico. Deite cuidadosamente o molho da marinada para dentro do saco tendo o cuidado de colocar algum dentro do próprio frango. Tente distribuir bem o molho por todo o "animal" :), feche o saco e coloque-o no frigorífico de preferência no mínimo por umas 4 horas ( de um dia para o outro será o ideal).

Aqueça o forno a 180º.

Para assar, coloque o frango de preferência num recipiente de barro (se não tiver não é problemático, asse-o num pirex), coloque as rodelas de limão e da lima à volta e por cima do frango, deite a marinada por cima e leve-o a assar por cerca de 1 hora e 1/2, regando o frango com o próprio molho de tempos a tempos até estar pronto. Se o frango ganhar muita cor rapidamente coloque uma folha de alumínio por cima até terminar o tempo de cozedura.

Sugiro que sirva a acompanhar com puré de batata e salada de folhas verdes.

24 comentários:

Elvira disse...

Posso matar para comer frango preparado assim! Parabéns! Que receita mais convidativa! :-)

laila disse...

este frango está incrivelmente tantador! o dourado, os sabores e essências...hummm delícia! beijos

Joaninha disse...

Ah ah Elvira, como o provei compreendo perfeitamente, eu também era... :) ainda estou a pensar no aroma! :)
Mas Elvira, agora que penso nisso estou aqui a lembrar-me que a receita que vi de frango com mel e que adorei foi a sua!!! Que engraçado... :)))

Brites disse...

Pois, da nossa Elvira só vêm ideias excelentes! Imagino o cheirinho deste frango, logo eu que adoro citrinos.
Agora uma dúvida, onde posso comprar o tomilho limão?
Beijinhos para ti Joaninha e uma festinha atrás da orelha do Haruki :)

Natércia disse...

Joaninha esse frango já ficou na minha cabeça deve ser maravilha.um bjs Natércia...

Joaninha disse...

Ai Brites! Tocaste mesmo no ponto fraco do Haruki! :) Festinhas atrás da orelha são um mimo para ele. :)))
Quanto ao Tomilho limão realmente nem sempre se encontra mas destas vez trouxe do Continente do Gaia Shopping.
Beijinhos!

Paula disse...

Olá, Joaninha.
Que apetitoso, com mel então... pura delícia !!!
Bjokas

fezoca disse...

esse frango assado esta lindo, com ingredientes que eu adoro. mas eu adoro mais eh ver a carinha do Haruki, nao canso de dizer isso. toda vez que ele sai nas fotos, eu fico aqui sorrindo. beijinhos! :-)

Joaninha disse...

:))) Também eu Fer!
Tou aqui longe dele e só de olhar para as fotos dá-me vontade de o agarrar e amassar! :))))
Beijinhos meus e lambidelas do Haruki!

Marcel Miwa & Nina Moori disse...

Douradinho e com essas rodelas de limão, ai que suculento! bjo, Nina.

Cláudia A. disse...

Que lindos, o frango e o Haruki. O cheirinho deve ter deixado o cão morrendo de desejo. Ele está um fofo, parece que aprendeu a fazer pose para as fotos. Beijo.

Célia disse...

O cheirinho do franguito não fez nenhum vizinho bater á sua porta rss. Olha Joaninha hoje experimentei fazer o seu bolo se limão e sabe que mais durou 2h a desaparecer posso dizer que consegui comer uma fatia o resto evaporou-se.

Cláudia disse...

O frango está divino, Joaninha, com certeza vou experimentar essa marinada. O Haruki também está uma gracinha. O meu marido adorou o Haruki. Hoje eu tentei tirar umas fotos da Melly, mas ela não parava de jeito nenhum. Só dormindo mesmo...
bjs

Joaninha disse...

Cláudia A., o Haruki fica tristinho porque eu fotografo-o com a comidinha perto dele e quando ele se aproxima eu fujo! :)
Mas nem sabe como é difícil apanhar esse cachorro quieto! :)))

Célia, que bom que experimentaste o bolo!!! Eu fiquei fã e ando com vontade de repetir! Mas assim não vale, tens de fazer um só para ti! :)))

Cláudia, a Melly é lindíssima. Eu sei bem o que é tentar tirar fotos a cães tresloucados como o meu!!! Normalmente tiro as fotos à traição e aproveito quando ele tá cansado,cansado! :)))
Beijinhos a todos!

Duly disse...

Lindo demais,o frango e o Haruki!Adorei a receita do frango,vai bem para o fim de semana que chegou

Eliana Scaramal disse...

Está super bonito!! E o perfume deve ser de matar né?! :)

Verena disse...

Joaninha, que coisa mais apetitosa...!!! Nossa!!! Nem sei o que escrever, só que me encheu a boca! Amo frango assado assim, marinado e em tigela de barro!!! Vou fazer com certeza!
Beijos e parabéns!
Verena


www.mangiachetefabene.wordpress.com

Camila L disse...

Joaninha, essa receita está mto parecida com uma que vi do Jamie Oliver semana passada... ele juntava os temperos e colocava-os dentro da cavidade do frango juntamente com limões aferventados na água (aquecidos soltam melhor o sumo!). Adorei ver vc dizer q tb gostou dos sabores!

Agdah disse...

menina, que obra de arte.

Marcia disse...

Maravilhoso o que se pode fazer de um frango com arte.

Carla disse...

Joaninha que delícia! Já tinha visto esta receita no blog e fiquei com vontade de experimentar mas agora com o teu ainda fiquei mais ansiosa! Está lindo, parabéns!

Bjs e bom fim de semana! Muitas festas para o Haruki!

O Cravo da Índia disse...

Tem um aspecto verdadeiramente tentador! Fiquei entusiasmado, acho que vou experimentar.

Joaninha disse...

Camila, também já ouvi falar nessa receita de frango do Jamie que dizem que é fantástica. Pelo que sei ele sugere que se escolham as nossas ervas aromáticas preferidas e colocá-las dentro do frango,mas o que ele também faz e que deve ser o que torna a carne mais saborosa é colocar os temperos entre a carne e a pele do frango e leva-o a cozinhar assim. Um dia tenho de experimentar porque deve ser ainda mais delicioso! :)))
Beijinhos!

photo album software disse...

black mold exposureblack mold symptoms of exposurewrought iron garden gatesiron garden gates find them herefine thin hair hairstylessearch hair styles for fine thin hairnight vision binocularsbuy night vision binocularslipitor reactionslipitor allergic reactionsluxury beach resort in the philippines

afordable beach resorts in the philippineshomeopathy for eczema.baby eczema.save big with great mineral makeup bargainsmineral makeup wholesalersprodam iphone Apple prodam iphone prahacect iphone manualmanual for P 168 iphonefero 52 binocularsnight vision Fero 52 binocularsThe best night vision binoculars here

night vision binoculars bargainsfree photo albums computer programsfree software to make photo albumsfree tax formsprintable tax forms for free craftmatic air bedcraftmatic air bed adjustable info hereboyd air bedboyd night air bed lowest pricefind air beds in wisconsinbest air beds in wisconsincloud air beds

best cloud inflatable air bedssealy air beds portableportables air bedsrv luggage racksaluminum made rv luggage racksair bed raisedbest form raised air bedsaircraft support equipmentsbest support equipments for aircraftsbed air informercialsbest informercials bed airmattress sized air beds

bestair bed mattress antique doorknobsantique doorknob identification tipsdvd player troubleshootingtroubleshooting with the dvd playerflat panel television lcd vs plasmaflat panel lcd television versus plasma pic the bestThe causes of economic recessionwhat are the causes of economic recessionadjustable bed air foam The best bed air foam

hoof prints antique equestrian printsantique hoof prints equestrian printsBuy air bedadjustablebuy the best adjustable air bedsair beds canadian storesCanadian stores for air beds

migraine causemigraine treatments floridaflorida headache clinicdrying dessicantair drying dessicantdessicant air dryerpediatric asthmaasthma specialistasthma children specialistcarpet cleaning dallas txcarpet cleaners dallascarpet cleaning dallas

vero beach vacationvero beach vacationsbeach vacation homes veroms beach vacationsms beach vacationms beach condosmaui beach vacationmaui beach vacationsmaui beach clubbeach vacationsyour beach vacationscheap beach vacations

bob hairstylebob haircutsbob layeredpob hairstylebobbedclassic bobCare for Curly HairTips for Curly Haircurly hair12r 22.5 best pricetires truck bustires 12r 22.5

washington new housenew house houstonnew house san antonionew house venturanew houston house houston house tx