
Adoro Empanadas! Este gosto ficou-me das minhas viagens anuais ao norte de Espanha, onde em conjunto com várias tapas deliciosas e um vinho Alvarinho da casa, me era servida um deliciosa empanada de sardinha no restaurante El Arume na Coruña.
Há já algum tempo que tinha na minha lista "a experimentar" uma receita de empanada, mas confesso que foi difícil arranjar uma que eu achasse idêntica à que trago na memória. Nesse aspecto ainda não acertei, pois a massa apesar de boa, em nada tem a ver com a massa que procuro, mesmo tendo retirado a idéia de um site espanhol. A vantagem desta receita é o facto de a massa não ter de repousar, o que torna a receita prática e rápida para uma altura em que tenhamos pouco tempo.
O recheio é da minha autoria e à falta de sardinhas resolvi arriscar com atum. Ficou muito boa, mesmo com a alteração que fiz à receita original da massa em relação ao azeite. Assim, partilho convosco a minha empanada de atum, que modéstia à parte ficou deliciosa. Assim o diz quem a provou :).

Massa
. 500 gr de farinha de trigo
. 1 caneca de azeite (utilizei azeite aromático com azeitonas e pimenta)
. 1 caneca de vinho verde branco
. 1 gema
. Sal (eu uso sal integral marinho)
Num recipiente colocar a farinha e abrir um buraco ao meio onde se verte o vinho e o azeite (por esta ordem). Juntar um pouco de sal a gosto e trabalhar os ingredientes até conseguir uma massa homogénea. O ponto ideal será quando a massa deixa de pegar às paredes do recipiente. Se necessário colocar mais um pouco de farinha até obter o ponto adequado, mas cuidado para não colocar farinha em demasia ou corre o risco de não conseguir trabalhá-la. Receita da massa retirada de http://www.acocinar.com/empanada.htm
Nt: podem ver a medida da caneca que utilizei na foto do meu post "Coquinhos à minha moda".
Recheio
. 2 latas de atum (eu prefiro atum em azeite da marca Tenório)
. 2 tomates médios
. 4 colheres de sopa de polpa de tomate (eu prefiro da compal)
. 1/2 pimento verde
. 1/2 pimento vermelho
. Azeitonhas pretas (cerca de 10, mas conforme o gosto de cada um)
. 2 dentes de alho
. 2 Cebolas pequenas
. Azeite q.b.
. Vinho verde branco q.b.
. Pimenta (moída na altura de preferência)
Coloque o azeite numa frigideira anti-aderente juntamente com as cebolas cortadas em meias-luas e deixe refogar um pouco. De seguida adicione os tomates (sem pele) cortados em cubinhos e a polpa de tomate. Acrescente o alho picado, os pimentos cortados em tiras, as azeitonas em bocadinhos e deixe cozinhar em lume médio acrescentando um pouco de vinho branco e repita sempre que necessário para não deixar secar o preparado em demasia. Quando achar que os pimentos estão praticamente cozidos deite o atum previamente retirado das latas e mais ou menos desfeito. Envolva bem e tempere com sal e pimenta (lembre-se que o atum já tem sal em quantidade elevada). Deixe cozinhar em lume brando cerca de 5 minutos e reserve.
Unte uma forma tipo tarteira (com fundo amovível para ser mais fácil de desenformar, mas pode usar outra normal) e forre-a com metade da massa, que entretanto estendeu em cima do balcão da cozinha polvilhado com farinha, em forma de círculo (a medida ideal deve ser sempre um pouco maior que o diâmetro da forma que utilizar). De seguida coloque o preparado de atum por cima da massa e feche a empanada com a outra metade da massa também estendida em círculo. Com as pontas dos dedos feche bem os rebordos da empanada para que não exista o risco do recheio sair. Pique a empanada com um garfo, bata ligeiramente a gema do ovo e pincele todo o topo. Leve ao forno a 150ºC durante cerca de 30 a 40 minutos.