segunda-feira, 21 de maio de 2007

Tarte de Maçã

Adoro tarte de maçã e desde que vi a receita da tsma que andava com vontade de experimentar. Assim, inspirada na sua receita resolvi pôr mãos à obra. Alterei a massa substituindo a massa quebrada de compra por massa confeccionada por mim (não tinha da refrigerada) e adicionei alguns ingredientes no recheio.

Massa
. 450 grs de farinha
. 180 grs de manteiga
. 1 e 1/2 colher de sopa de azeite
. 1,5 dl de água
. Sal

Recheio
. 0,5 l de leite
. 1 casca de limão
. 1 Pau de Canela
. 100 g de açúcar
. 4 gemas
. 50 g de farinha
. 3 maçãs
. Sumo de limão
. Geleia de Maçã
. Água

Peneire a farinha sobre o balcão da cozinha e faça uma cova ao centro. Dentro desta cova deite uma pitada de sal, o azeite e a manteiga cortada aos bocadinhos.

Trabalhe a massa em areia grossa com as pontas dos edos e adicione a água de uma só vez.

Trabalhe rapidamente a massa para a unir e deixe-a descansar coberta com um pano durante cerca de 30 minutos.

Estenda a massa com um rolo de cozinha e forre a forma já untada com manteiga e polvilhada com farinha.

Leve ao lume o leite com a casca de limão e o pau de canela e, quando ferver, retire do lume.

Numa tigela, misture o açúcar com as gemas até obter uma mistura clara. Junte-lhe a farinha e mexa bem. Adicione o leite coado e continue a mexer.

Leve um tacho ao lume com esta mistura, mexendo até engrossar. Retire e deixe arrefecer.

Descasque, descaroce e corte as maçãs em gomos. Regue-os com sumo de limão e reserve.

Verta o creme na tarteira e disponha os gomos de maçã por cima. Leve a meio do forno (180º C) durante 40 minutos.

Entretanto leve ao microondas um pouquinho de água e quando estiver muito quente junte e dissolva a geleia de maçã. Mexa bem e pincele a tarte de maçã quando a retirar do forno.

19 comentários:

Cláudia A. disse...

Que linda a sua torta Joaninha. O Haruki deve ter babado pelas maçãs.

Anónimo disse...

Eu adoro tarte de maçã! Se levar canela por cima então... Nham! Infelizmente não tenho dotes nenhuns de boleira, doceira, tarteira, e as coisas acabam sempre por me sair mal... Mas eu insisto, prometo! ;)

A simplicista... disse...

Oi!
Fiquei muito feliz por ter sido linkada por uma blogueira além-mar, que cuida de um espaço com tanto esmero!
Também adoro tarte tatin, e normalmente compro a massa pronta para ganhar tempo. Mas vou provar sua receita na próxima vez, certamente.

Anónimo disse...

Olá Joana,
Fiquei apaixonada pelo teu blog e teu chef de quatro patas,já tive colegas de profissão exótico,mas jamais conheci um chef canino,rs!
Adicionei você nos meus favoritos
beijos do Brasi,
chef Saskia Feitozza

Anónimo disse...

ops!!!! errata:colegas de profissão exóticos
mil beijos

Joaninha disse...

Cláudia, infelizmente o Haruki desta vez fez mais do que babar-se :-D, conseguiu apanhar a colher de pau que utilizei para fazer o recheio e roeu-a toda (depois de a lamber ,claro)! :-DDD Com esta já são 3 que vão directamente para o lixo! :-DDD

Joaninha disse...

Witchie, achei a idéia de polvilhar a tarte com canela excelente, da próxima vez experimento! ;-) Eu para ser sincera também nunca tive muito jeito para os doces mas tenho tentado contrariar a tendência que tenho para fazer apenas "salgados" :-D.
Tive pena em relação ao espectáculo pois como tinha visto no cartaz que estavam em cena dia 25 e 26 de Maio pensei que podia ir lá espreitar mas afinal não :-(. É que este fim de semana tive uma convenção de trabalho em Óbidos. Fico à espera da próxima, ok? :-)

Cristina, obrigada pela visita :-). Gostei muito do seu blog e costumo ir lá espreitar com frequência, só espero que o seu problema de "clonagem" já esteja resolvido para poder ter mais receitas deliciosas como são as suas. Espero também sinceramente que a sua amiga esteja bem e que as coisas corram pelo melhor.

Beijinhos!

Joaninha disse...

Saskia, muito obrigada pelo comentário, fez-me rir :-D!
Espero vê-lo por cá mais vezes, também com algumas sugestões e críticas se for preciso :-).

O Haruki manda cumprimentos! :-D
Tudo de bom!

Agdah disse...

Menina, tem maça a valer aí, né?

A simplicista... disse...

Oi, Joaninha

Obrigada pela visita! Minha amiga recebeu alta e foi para casa. O banco devolveu o dinheiro roubado, mas ainda não tenho o cartão novo para conseguir usar o que tenho na conta.
Quanto a comprar livros do Brasil, tente em www.livcultura.com.br e no www.submarino.com.br. O problema é que você pagará três vezes mais. Você não conhece ninguém que passe por São Paulo?
Beijo

Joaninha disse...

Oi Agdah, sim tem maçã a valer :-) cortada em fatias bem finas e regada com sumo de limão para não oxidar. Na receita indica 3 mas as que utilizei eram tão grandes que sobrou quase uma inteira.

Simplicista fico muito contente pelas boas notícias :-))).
Quanto ao livro obrigada pela dica, vou ver se arranjo alguém que passe por aí agora no nosso período de férias.

Beijinhos!

Paula19 disse...

Era uma tarte de maçã assim que eu endava à procura. Não gosto daquelas que é só a massa e a macã.

laila radice disse...

joaninha: adorei seu blog... uma graça! estaja no da simplista e resolvi conhecer tua "cozinha", achei um mimo!
parabens pela tarte q está incrivelmente apetitosa!
bjos

obs: o livro também está disponivel na fnac.com, foi o lugar com melhor preço que encontrei!

Joaninha disse...

Laila, obrigada pela visita :-). As suas receitas são uma delícia e sempre que espreito o seu blog lembro-me da "inveja" que sinto do seu jardim e da sua aceroleira :-DDDD. Beijinhos

Joaninha disse...

Paula, por isso é que eu nunca tinha experimentado fazer tarte de maçã até encontrar esta receita, também não acho piada sem creme :-).

Elvira disse...

Está perfeita! Parabéns! :-)

Anónimo disse...

Joaninha: deixa lá, se houver reposição eu aviso! ;)

Joaninha disse...

Elvira, obrigada!:-)
Um comentário desses vindo de si é um enooooooooooorme elogio :-))).

Witchie, fico à espera :-).

Beijinhos

Andrea disse...

Humm...adoro tarte de maçã! Ficou com um aspecto fantástico!