sexta-feira, 4 de maio de 2007

Tiritas de Novilho com Malaguetas



Cá estou eu para vos deixar uma receita que resolvi experimentar ontem para o meu jantar. Estava sozinha e por isso o jantar era só para mim, e sinceramente é nesses dias em que consigo dar mais largas à imaginação porque nem sempre se sabe qual vai ser o resultado :). Escusado será dizer que o Haruki ficou maluco com o cheirinho que se fazia sentir por toda a casa :).
É uma receita fácil e rápida para aqueles dias em que não temos muito tempo nem paciência mas nos apetece algo ligeiramente diferente e caliente!!!
Não vou colocar quantidades de ingredientes porque fiz tudo a olho por isso essa parte fica ao gosto de cada um.~


. Bife de novilho
. Azeite
. Alhos
. Cebola
. Sal
. Pimenta - 5 bagas é a que uso
. Cerveja
. Pimento verde ou vermelho - desta vez usei verde
. Malaguetas frescas



Coloca-se o azeite num tacho e fritam-se os bifes 1 minuto de cada lado temperando com o sal e a pimenta. Retiram-se os bifes e cortam-se às tirinhas finas. Reservam-se. Entretanto no mesmo tacho onde se fritaram os bifes coloca-se mais um pouco de azeite e alouram-se as cebolas e os alhos ambos às rodelas mas sem deixar queimar. Junta-se o pimento cortado às tiras e deixa-se cozinhar durante cerca de 5 minutos. Finalmente colocam-se as tiras de novilho, cobre-se todos os ingredientes com cerveja, rectifica-se de sal e pimenta e colocam-se as malaguetas cortadas em pedaços pequeninos e sem as sementes (eu coloco muito pouco apenas para dar um saborzinho leve picante) e deixa-se ferver sem tapar o tacho até o álcool se evaporar e o molho apresentar um aspecto mais grosso. Resolvi acompanhar com esparguete cozido al dente, regado com um fiozinho de azeite bom e polvilhado com oregãos (conforme me ensinou o meu fofinho :)). Servir quente.


Nt: Tendo em conta o sabor e a forma de apresentação penso que esta é uma boa receita para se utilizar também em pão tipo Pita, saloio ou de água. Poderá ser uma boa hipótese inclusivé para piqueniques.


Sem comentários: