domingo, 13 de maio de 2007

Panquecas Delícia


Domingo é dia de descanso, mas hoje o sono não foi meu amigo e depois de levar o Haruki à rua resolvi fazer umas panquecas para o pequeno almoço.



. 2 ovos (se possível caseiros)
. 5o grs de açucar
. 1 dl leite
. 130 grs de farinha
. 20 grs de farinha maizena
. 1 colher de sobremesa de fermento em pó
. 30 grs manteiga
. Sal
. Raspa de 1/2 limão

Num recipiente, misturam-se a farinha de trigo peneirada, a farinha maizena peneirada, o açucar, uma pitada de sal e a raspa da casca do limão.

Abre-se um buraco no meio destes ingredientes e coloca-se a manteiga derretida, os ovos inteiros e o leite. Mexe-se tudo com uma vara de arames até obter um amassa homogénea que deve deixar repousar no mínimo 20 minutos.

Coloque numa frigideira anti-aderente com cerca de 16 cm ou menos um pouco de manteiga e com a ajuda de uma concha deite um pouco do preparado. Quando estiver dourada do lado a ser cozinhado volte a panqueca e deixe cozinhar do outro lado. Repita esta operação até esgotar a massa.




Sirva as panquecas com o que desejar: fruta, iogurte natural, mel, frutos secos, compotas, geleias, queijos...



Nt: Esta receita foi-me dada já há algum tempo pela minha querida amiga Sofia :-) mas pude verificar que é quase igual a uma que saiu na revista Saberes e Sabores da qual sou leitora quase assídua. Um beijinho para ela e o meu obrigada!

6 comentários:

Elvira disse...

Acredito que sejam deliciosas. Pelo menos o aspecto...Mmmmhhh! :-)

Anónimo disse...

Alguém me pode trazer uma destas panquecas para o lanche?

Cláudia A. disse...

Nossa Joaninha, que pequeno almoço, que aqui no Brasil chamamos de café da manhã, maravilhoso. A coleção de geléias está apetitosa demais.

Joaninha disse...

Obrigada Elvira :-D!

Fátima, as geleias e compotas são mesmo uma delícia, a maior parte delas são de Alfândega da Fé (uma vila portuguesa de Trás-os-montes), e têm para mim um gostinho especial já que foram um presente do meu mais que tudo :-).

Beijinhos

Joaninha disse...

Filipe, penso que isso será um pouco difícil porque já foram todas, mas que tal experimentar a receita? :-)

Agdah disse...

Menina, esse festival de geléias me deixou com água na boca.