domingo, 15 de julho de 2007

Cubos de Chocolate



No final do ano passado, mais concretamente em vésperas de ano Novo, dei por mim a pesquisar na net algo de especial. Lembro-me de ter encontrado um blog (infelizmente não me lembro do nome e para mal dos meus pecados nunca mais o consegui encontrar :( ) que tinha um post dedicado a delícias para o Natal entre as quais constavam estes deliciosos Cubos de Chocolate e Coco. Anotei a receita mas até à semana passada (altura em que dei de caras com os apontamentos que tinha feito) nunca mais me lembrei dos ditos cujos.

Como adoro a mistura de coco com chocolate pensei cá com os meus botões que esta receita obviamente só poderia resultar em algo delicioso.
Escusado será dizer que tal facto foi comprovado! :) Eu fiquei fã dos de coco e o A. preferiu os da cobertura de avelãs e pistachios que resolvi fazer à última da hora pois tinha alguns na despensa a precisarem de ser utilizados

No que diz respeito à massa segui a receita praticamente à risca, alterando apenas o açucar branco por amarelo, adicionando 1 colher de chá de canela, colocando 2 ovos pequenos em vez de 1 grande e como já referi, alterei parte da cobertura de coco por miolo de pistachios e avelãs.




. 75 grs Manteiga (sugiro 100 grs) . 1 Pitada de Sal Refinado . 2 c. de chá de Mel . 100 grs de Açucar Branco (usei amarelo) . 1 Ovo grande (usei 2 pequenos) . 1,75 dl de Leite . 250 grs de Farinha de Trigo . 1 c. chá de Fermento em pó . 75 grs de Cacau em pó . 1 c.chá de Canela (adição minha à receita original). 300 grs de Chocolate em barra . 200 grs de Coco Ralado (usei 100 grs + 100 grs de avelãs e pistachios grosseiramente ralados)


Pré-aqueça o forno a 170º e unte uma forma quadrada (+- 20 cm x 20 cm) ou rectangular, a qual deve forrar com papel vegetal e voltar a untar.

Misture a manteiga (deve estar à temperatura ambiente), o sal, o açucar e o mel até estar tudo muito bem envolvido numa espécie de pasta cremosa e finalmente adicione o ovo.

Misture a farinha, o fermento, a canela e o cacau em pó. Adicione ao preparado anterior alternando com adições do leite. Envolva bem com uma colher de pau. (Não se preocupe com o aspecto da massa que deve ser grosso e "pegajoso").

Verta a massa na forma e com a ajuda de uma faca ou outro utensílio do género alise o topo de forma a que a massa fique homogeneamente colocada. Ajuda se for molhando a faca durante o processo.

Coloque no forno e deixe cozer por cerca de 25 minutos. Assim que a massa estiver cozida retire-a do forno e deixe arrefecer completamente.

Desenforme a massa e corte-a em cubos de cerca de 2 cm-3 cm.

Entretanto derreta o chocolate em banho maria ou no microondas (eu sugiro que vá derretendo o chocolate em quantidades pequenas à medida que vai necessitando para que o mesmo não endureça durante o processo).

Mergulhe os cubos no chocolate de forma a que fiquem totalmente cobertos por todos os lados ( a melhor forma que encontrei para fazer isto foi utilizar a ajuda de um palito (ver foto)) e role-os no coco ralado ou na mistura de de pistachios e avelãs.


Deixe secar antes de os servir. De preferência guarde-os no frigorífico num recipiente fechado de forma a que o chocolate arrefeça rapidamente (isto deixa a camada de chocolate da cobertura deliciosamente estaladiça! ).

26 comentários:

Beatriz Belliard disse...

me parece bom demais !

Unknown disse...

Não digo que devem ter ficado muito bons porque não gosto de coco, mas que ficaranm lindos isso ficaram

Anónimo disse...

Tão bonitinhos!

Anónimo disse...

Joaninha, não so ficaram lindos como teem uma aparência espectacular, fiquei com uma vontade enorme de experimentar.
Bjinhos ;)

Natércia Ramalho disse...

Joaninha mas que coisa boa nem acredito que vocês logo pela levantada me dão tanta coisa bela.um bjs Natércia))

Carla disse...

Joaninha que tentação! Adoro chocolate com pistachio mas não com coco, não consigo comer não sei porquê... =/
Que receita boa acompanhada de lindas fotos!!
Boa semana, bjs

Eli disse...

Que pecado mais gostoso de cometer!! :)

Anónimo disse...

Hum que delicia!Vou experimentar antes do Natal!Os cubos estão lindos

Patricia Scarpin disse...

Esses quadradinhos lembram os lamingtons, parecem tão gostosos, Joaninha!
Tb acho que coco combina super bem com chocolate.

Julie Sol disse...

Que beleza, da vontade de experimentar; até já sinto o cheirinho do chocolate que invade a cozinha.
Julie Sol

Agdah disse...

Esse bolinho não é o especialidade "Lamington" australiano ?

Cláudia disse...

Joana, adorei as duas opções. Irresistivéis!!!!!!!
Bjs

Gourmandisebrasil disse...

Vou anotar esta receita. bjo, Nina.

Cláudia A. disse...

Menina, isso deve ser ótimo. Também adoro chocolate em companhia do coco. Respondendo à sua questão: chancliche é um tipo de queijo de origem árabe que se parece com ricota só que é mais azedinho e salgado. Eu adoro.

Elvira disse...

A Joaninha é realmente muito dotada! Que liiiiindos! :-)

Joaninha disse...

Meninas, são mesmo deliciosos,e conforme referi na receita se os colocarmos no frigorífico ficam estaladiços na cobertura, mas ao mesmo tempo ficam húmidos na massa. Eu nem devia dizer isto que me fica mal e ainda pensam que sou gulosa, mas a verdade é que já os comi todos... :))))

Patrícia e Agdah, nunca ouvi falar nesses Lamington australianos, mas como não sei a origem desta receita podem muito bem ser. Alguém tem a receita original? Se tiverem agradeço... delícias como esta nunca são demais!:D

Elvira, eu acho que é mais a gulodice que me permite fazer receitas destas!!! :)))
Beijinhos a todas!

Célia disse...

Joaninha ficaram lindos ... Mas eu coco só mesmo ao longe,
rsss . boa semana par ti.

Ana de Almeida disse...

Tenho uma receita parecida mas chamada de Lamingtons. Tenho de conferir a receita a ver se é a mesma coisa. Os seus ficaram lindíssimos :)
Parabens...

Unknown disse...

Oh Ana, se tiveres por favor envia-me para eu confirmar se são mesmo lamingtons!
Obrigada.
Beijinhos

Marizé disse...

HUMMM!!! Que delicia, não resisto vou ter de experimentar. Que fotos lindas tambem. Parabens

Unknown disse...

Meninas, estive a ner na net e afinal a receita dos Lamingtons é bastante diferente apesar do aspecto ser semelhante. Os Lamingtons são feitos normalmente com bolo esponja ou bolo "normal" :) de manteiga (não de chocolate)e a cobertura leva manteiga, açucar, leite e cacau em pó. Esta receita que tirei de um blog é de bolo de chocolate (receita um pouco diferente do habitual) e a cobertura é feita apenas com chocolate em barra derretido.
Aqui ficam alguns sites para quem quiser a receita dos Lamingtons:
http://www.joyofbaking.com/Lamingtons.html
http://www.aussieslang.com/features/australian-lamingtons-recipe.asp
http://fooddownunder.com/cgi-bin/recipe.cgi?r=12384

Isabel Salvador disse...

mas k belos cubos de chocolate parabéns ficaram deliciosos.

parabéns pelo blog está lindo e cheio de coisas boas

Heidi disse...

São sensacionais, e muito delicado!!! Abraços.

Anónimo disse...

Encotrei essa mesma receita neste blog: http://larsvontrier.blogspot.com/

http://larsvontrier.blogspot.com/2007/05/cubitos-de-chocolate-y-coco.html

Joaninha disse...

Obrigada Alexandra! :) A receita é exactamente igual mas ainda não foi desta, o blog/site onde vi era escrito em inglês. A autora deste blog também não faz menção à fonte por isso vou continuar a procurar porque lembro-me que tinha coisas fantásticas e a apresentação das mesmas era liiiinda! De qualquer forma a dica já valeu porque este endereço tem coisas também deliciosas! :)
Beijinhos e obrigada!

Anónimo disse...

Amo chocolate e amo coco. Receita está anotadíssima.Adrei seu blog, vou deixar o endereço guardado,ok?Beijos