terça-feira, 3 de julho de 2007

Linguini Tricolor com Frango Cítrico e Molho Agridoce




Digam-me se é de mim ou se também vos acontece por vezes abrirem o frigorífico e depararem-se com uma panóplia de produtos meio utilizados? Eu hoje abri o frigorífico e tinha entre outras coisas o seguinte: 1 laranja sem casca, 1/2 lima, 1 limão sem a casca, 1/2 manga, um pedaço de papaia, bocados de pimentos de todas as cores, 1/2 tomate, 1/2 maçã, 1/2 cebola e 1/2 cenoura.
Será impressão minha ou isto é um problema de quem cozinha muitas vezes só para si ou para 2? Se calhar o problema é mesmo meu... mas para já fico sem saber e como detesto deitar comida fora a solução foi inventar.





. Linguini Tricolor
(ou outro tipo de massa às cores)
. Azeite
. Manga
. Tomate maduro
. Pimentos
(de cores variadas ou não)
. Oregãos
. Açucar
. Tomates Cereja
. Peito de Frango
. Raspa e Sumo de Lima
. Sumo de Limão
. Gengibre ralado
. Cebolinho
. Tomilho Limão
. Sal
. Pimenta

Comece por marinar o peito de frango cortando-o aos pedacinhos e temperando-o com a raspa e sumo da lima, o sumo de limão, o gengibre ralado, o cebolinho, o tomilho limão, sal e pimenta moída na hora. Deixe de preferência a marinar durante algum tempo. (Este tempero é óptimo se utilizado apenas para o frango grelhado por exemplo).

Coza a massa "al dente" em bastante água com um fio de azeite e sal e reserve.

Salteie por 2 minutos a manga em pedaços numa frigideira anti-aderente, retire metade (os pedaços menos desfeitos) e reserve-os. Mantenha a restante manga ao lume e junte o tomate aos pedacinhos (se não estiver maduro utilize alguma polpa de tomate mas pouca) e os pimentos igualmente cortados em pedacinhos pequenos. Tempere com um pouco de sal, açucar e oregãos. Deixe cozinhar em lume médio mas vigie sempre (se necessário junte umas gotinhas de água). Assim que o pimento esteja cozinhado retire o preparado do lume e passe-o com a varinha mágica grosseiramente (dividi o molho para deixar alguns pedaços e passei o restante).

Entretanto doure os pedaços de frango noutra frigideira num pouco de azeite. Depois de ganharem cor regue com o líquido da marinada e deixe apurar.

Verta o molho agridoce sobre o frango, envolva bem e deixe cozinhar por 2 minutos. Retire do lume e junte delicadamente os pedaços de manga que reservou e os tomates cereja cortados ao meio. Envolva tudo na massa e sirva quente.

Bom apetite!

12 comentários:

Eli disse...

Essa receita não vou deixar passar!! Suas fotos são lindas!!

semente de sésamo disse...

Tem um aspecto fabuloso, essa pasta!

Brites disse...

Eu sempre acho que as receitas "inventadas" são as melhores, ou seja, as que surgem da "táctica do aproveitamento". Esta não poderia ser excepção. Gostei imenso.
Beijinhos.

laila radice disse...

Joana isso acontece lá em casa também...tudo pela metade...um horror! mas ainda bem que desses contratempos surgem receitas tão especiais como esta! bjos

Natércia Ramalho disse...

Joaninha mas essa receita está maravilhosa adorei.um bjs Natércia...

Cláudia A. disse...

Na minha casa, embora sejamos três, acontece o mesmo. Quando dou por mim há inúmeros restinhos de frutas, verduras e legumes na geladeira. A sua saída para aproveitá-los foi sensacional. Beijo.

Anónimo disse...

Que originalidade!!!...
Aqui em casa somos dois e também acontece o mesmo, rss.
Bjinhos ;)

Célia disse...

Como sempre as suas receitas estão magnificas, obrigado Joaninha pela dica do leite vou tentar encontrar. Mega Bjs.

Elvira disse...

Tanta criatividade, sempre! :-)

Andrea disse...

Joaninha, produtos meio utilizados é comigo! hehe ;) Adorei essa sugestão, principalmente a mistura de manga. Bjs!

Gourmandisebrasil disse...

Hum...molho agridoce, só de pensar já estou salivando! bjo, Nina.

Anónimo disse...

Que lindo prato!Hum me deu vontade...