terça-feira, 29 de maio de 2007

Caril de Frango com Manga e Citrinos



Confesso que nunca soube apreciar caril como ele merece ser apreciado... e por essa razão a minha incursão pelo reino dos pratos confeccionados com esta mistura de especiarias começou muito tarde mas devo dizer que bem. Depois de uma viagem mal sucedida em termos gastronómicos ao Egipto, comecei a apreciar caril num restaurantezinho indiano situado na ribeira de Gaia chamado Sitar. Valeu-me ser de um amigo que compreendeu bem o meu problema em relação ao caril, amigo esse que facilmente me demonstrou as maravilhas desta mistura . Tinha uma manga madura a necessitar de ser utilizada e um frasco de leite de coco aberto pelo que pensei que seria uma óptima oportunidade de experimentar esta iguaria. Assim, apresento-vos o meu primeiro prato de caril confeccionado em mais um daqueles almoços de semana que têm de ser obrigatóriamente simples, rápidos mas deliciosos!


Receita para 2 pessoas

. 2 Peitos de Frango
. 200 ml de Leite de Coco
. Mistura de especiarias ou Caril já preparado
(eu usei o de compra já preparado)
. Azeite
. 1/2 Manga (madura de preferência)
. 1/2 Limão (sumo)
. 1/2 Laranja (sumo)
. Cebolinho
. Sal
. Pimenta moída na hora

Numa figideira anti-aderente colocar um pouco de azeite e depois de aquecido colocar a manga descascada e cortada a gosto (eu prefiro cortada em fatias finas e estreitas). Alourar durante um minuto.

Cortar o peito de frango em pedaços pequenos e deitar na mistura de azeite e manga deixando alourar de ambos os lados. Temperar com sal, pimenta moída na hora e cebolinho. Deixar ganhar gosto por mais 2 ou 3 minutos.

Adicionar o leite de coco e mexer sempre em lume brando, seguido do caril. Mexer bem e acrescentar o sumo de 1/2 limão de de 1/2 laranja. Misturar bem e retirar do lume.

Sirva quente com arroz branco.

7 comentários:

A simplicista... disse...

Hum, parece ótimo! Vou testar dia desses.
Sério que você não se deu bem com a comida egípcia? Tirando o dueto tomate-e-pepino em todos os momentos, e o tal pombo recheado, gostei bem. Viciei no chá de hibisco e continuo tomando, quente e frio, desde então.
beijos

Joaninha disse...

Oi Simplicista :-)! Infelizmente não, mas devo dizer que essa viagem já tem alguns anos e penso que na altura não estava preparada para uma mudança tão radical na minha alimentação :-). Tenho pena de não ter podido apreciar bem as iguarias egípcias mas penso que se fosse hoje iria saber apreciar de outra forma, porque a idade ensina-nos muitas coisas, não é ? ;-DDD
Beijinhos!

Cláudia A. disse...

Amei o caril, a mistura com a manga deve ser deliciosa.

Elvira disse...

Sou adpeta confessa de pratos com caril. E ficam divinais com manga e outros frutos. Que fome que me deu a fóto! :-)

Natércia Ramalho disse...

Adorei o caril mas não conhecia com manga.um bjs...Natércia

Anónimo disse...

Tem um aspecto muito bom mesmo!
Qto ao sabro, tenho que o experimentar, claro! Já está na minha lista!

Anónimo disse...

Adoro caril, sou fã de comida indiana e ando a namorar uma viagem para lá. Que infelizmente não acontecerá tão cedo... Cá por casa fazemos de vez em quando, é uma alternativa mais barata a qualquer restaurante indiano. É verdade, lembrei-me agora, a Elvira publicou há pouco tempo uma receita de nan que deve acompanhar lindamente qualquer caril... Ainda tenho de a experimentar! ;)
(e lembrei-me também que ainda te devo a receita daquela massa... Desculpa, vou ver se ta consigo dar ainda hoje!)