sexta-feira, 25 de maio de 2007

Gelado de Coco




«É em Itália e no século dezassete que uma princesa dizia, com delícia tomando um gelado na noite de um dia muito quente: que pena que isto não seja pecado!»


Stendhal


No que diz respeito a comida costumo usar muito a expressão "Adoro isto, adoro aquilo..." e à conta disso outro dia tive de ouvir o "meu mais que tudo" a dizer "Adoras??? Mas o que é que tu não adoras que seja de comer?". Bem, escusado será dizer que sendo praticamente verdade não o é a 100%, talvez uns 90% :-DDD.
O que é certo é que desde esse dia quando penso nesta expressão penso sempre uma, duas, ou três vezes antes de a usar, mas neste caso nem tive de pensar... é que eu simplesmente adoooooooooooooooooooooooooooooooooooooro gelado de coco :-D.
Gelado de coco, desde que bem feito, é simplesmente divinal além de que me faz lembrar de umas férias muito bem passadas em que os meus dias na praia eram constantemente acompanhados de batidos de gelado de coco da Nestlé...
Acontece que por mais voltas que dê não consigo encontrar deste gelado cá em Portugal, ou seja, para venda directa ao consumidor, e o único que me agrada em gelatarias é o da gelataria Veneza nos Carvalhos. A pensar nisso e com a vinda do calor que já tardava resolvi deitar mãos à obra e fazer o meu próprio gelado, neste caso sorvete! Consultei esta receita mas como podem ver as alterações nos ingredientes foram muitas de forma que resultou bastante diferente.
Ai que delícia que ficou... :-D



. 200 grs de Coco ralado
. 200 grs de Açucar
. 1 c. sopa de Amido de Milho
. 250 ml de Leite
. 250 ml de Leite de Coco
. 40 grs de Creme de Coco (barra)*
. 2 Claras
. 200 ml de Natas


Misture o coco, o creme (barra) de coco e metade do açúcar.

Dissolva o amido de milho (maizena) no leite e junte ao leite de coco.

Misture o leite ao ingredientes anteriores e leve ao lume mexendo sempre até ferver. Deixe que fique morno e reserve.

Bata as claras em castelo e adicione o restante açucar, o creme reservado e as natas.

Coloque esta mistura num recipiente que possa ir ao congelador e deixe várias horas, de preferência de um dia para o outro.


* Creamed Coconut da Pride (vi outro dia no El Corte Inglês e resolvi experimentar, no fundo trata-se de uma barra de coco que se desfaz ao ser cozinhada).

12 comentários:

Agdah disse...

Sorvete de coco é meu fraco.

Flor de Sal disse...

Sugestão: Vá dar um passeio no fim de semana, venha até cá - Espinho - e passe pelo "ESQUIMÓ". O Esquimó é uma gelataria em frente ao mar, que tem uns gelados divinais, inclusive de coco. PPode apostar que são mesmo bons. Até porque eu uma viciada em gelados e sei o ke digo!!!!

turbolenta disse...

Ainda esta semana passei pela "EMANHA" UMA GELATARIA NA PARTE NORTE DA eXPO, EM lISBOA. Quase garanto ter visto gelado de coco.
Aliás esta casa "Emanha" tem a casa mãe na Figueira da Foz. Os gelados são mesmo muitíssimo bons, com uma textura bem cremosa e de óptimo sabor além de imensa variedade.Se passar pela Figueira <(por ser mais perto),experimente. Não se arrependerá.
bom fim de semana

Natércia Ramalho disse...

Joaninha mande ai um que delicia.um bjs...Natércia

Anónimo disse...

Olá jô,
Espero que possa chamar-te assim,pois já me sinto tua amiga mesmo sem conhecer-te;teu sorvete parece simplesmente delicioso,mas me deixou uma dúvida,o que seria gelado?pensei ser o sorvete,mas no teu texto parece haver uma diferença;por acaso seria gelado o mesmo que sorbet(soverte sem leite ou creme de leite,feito apenas com gelo,açúcar e a polpa da fruta)
De qualquer maneira vou testar tua receita,que como sempre parece ser deliciosa!!!!!!!!!
Sou como tú(posso tratar-te por ´tu?)uma apaixonada pela comida e acabo adorando quase tudo;o que é normal para uma menina multiracial de sangue catalão,português e láaaaaaaaaa longe judeu(coisas do Brasil)
beijosssssssssss
Saskia
PS;beijos no chef também!!!!!!

Joaninha disse...

Antes de mais, obrigada a todas por me visitarem e pelos vossos comentários que como sempre adoooro ler :-)))!

Agdah, pois... já somos duas mas você é mais sortuda que eu porque num país tropical como o brasil o que não deve faltar é gelado de coco :-D.

Flor de sal, obrigadíssima pela sugestão. Eu penso que sei onde é o Esquimó... não é aquela gelataria mesmo em frente ao casino (ou quase)? Costumo andar por ali, e confesso que já várias pessoas me falaram nesses gelados por isso vou aproveitar que tenho um jantar marcado no Za Galo no início do próximo mês e vou lá comer a sobremesa. Boa :-)... não posso esperar.... :-D

Turbolenta, já conhecia o seu site Petiskaky mas não conhecia o dietas e companhia. Confesso que me fartei de rir e sorrir :-))). Obrigada pela sugestão, nem de propósito ainda na passada sexta-feira estive em Lx e nem há cerca de 1 mês estive na Figueira da Foz, foi pena não saber disso antes, mas agora já não tenho desculpa :-). Obrigada :-).

Natércia, eu bem que mandava mas era capaz de chegar aí um pouco quente :-D. Isto são desculpas poder para comer tudo sozinha :-DDDD. Naaaaaa....

Saskia, antes de mais claro que me podes tratar por tu!
O teu comentário fez-me sorrir porque mesmo antes de postar esta receita deparei-me com o problema do título - Sorvete ou gelado? E tens toda a razão. Na altura resolvi manter o título de sorvete em atenção ao nome da receita original na qual me inspirei mas a verdade é que, como dizes e julgo que bem, sorvete normalmente é feito de puré/polpa de fruta gelado(a) enquanto que gelado supostamente leva leite. Esta informação retirei-a na altura deste artigo da Wikipédia http://en.wikipedia.org/wiki/Sorbet. Estamos sempre a aprender, não é? No fundo no fundo acho que achei sorvete mais bonito :-DDDD, mas que está errado está!
Menina, essa mistura de culturas deve dar algo bem interessante, e então as tuas "raízes gastronómicas" devem dar-te idéias deliciosas! Não sei se tens algum blog mas se sim gostava de o visitar!

Beijinhos a todas e bom fim de semana!!!!

Joaninha disse...

Só para dizer que a bem da verdade e da exactidão resolvi alterar o nome da receita para gelado de coco. Se naoo fizesse receio que não conseguiria dormir descansada ... :-DDD

Bjs

Andrea disse...

Assim que vi a foto deu-me logo um desejo enorme de comer gelado de côco, um agora caia-me mesmo bem! Adoro tudo o que seja de côco! Bjs

Lídia Lopes disse...

Gostei muito de conhecer este cantinho e o Haruki :) É lindo!
Quanto ao gelado de côco, deve ser mesmo uma delícia. Adoro côco, mesmo em pratos salgados...
Beijos

Joaninha disse...

Obrigada meninas :-))))!

Beijinhos!

Anónimo disse...

experimenta na gelataria nice pleasure no shopping parque nascente gondomar fabrico artesanal é uma delicia!

Anónimo disse...

Queria mesmo fazer um bom gelado de coco e encontrei a tua receita, gostaria de saber onde, no corte inglés, é que se encontra a tal barra de coco e se é possível substitui-la caso não a encontre.
Obgda!

Catarina