Uma é doce, outra salgada, mas ambas são boas sugestões para piqueniques, almoços de praia, lanches de Verão de crianças e adultos, brunchs e por ai fora, o que importa é ter vontade de pesticar! :-)
Salada
. Sal Refinado
Molho
. Vinagre de Vinho Tinto
. Sumo de Laranja
. Sumo de Limão
Coloque de molho o feijão frade durante cerca de 3 horas e coza-o em bastante água com sal durante cerca de 45 minutos (não deixe cozer demasiado) . Retire o feijão do tacho e coloque-o noutro recipiente para que arrefeça rapidamente e coloque-o no frigorífico para que fique fresquinho.
Entretanto corte em pedacinhos pequenos os pimentos e a papaia. Pique a cebola e corte em rodelas os tomates cereja.
Coloque tudo sobre o feijão, tempere com o sal refinado e os oregãos. Envolva tudo muito bem e reserve.
Para o molho misture bem todos os ingredientes e deite-os sobre a salada de feijão apenas quando for servir envolvendo bem.
Mini-Bolos Rápidos e Divertidos
Há dias em que acordamos com o desejo de comer determinada coisa mas não temos nada preparado. Ontem acordei com vontade de comer bolo ao pequeno almoço e escusado será dizer que não tinha, e então lembrei-me que seria interessante ter já preparados alguns bolinhos que bastava retirar do congelador, colocar no microondas e servir ainda quentinhos como se estivessem a sair do forno naquela hora. Sim, eu sou daquelas pessoas que gosta de congelar tudo para nunca faltar nada em qualquer ocasião. O problema é que se realmente gosto do que está guardado então acaba sempre por faltar porque eu encarrego-me de fazer desaparecer tudinho! :-)
Mas voltando ao que interessa... resolvi então fazer os ditos bolinhos mas queria que fossem muito simples de fazer e de preferência também bonitos mas sem trabalho quase nenhum porque o tempo era e é cada vez mais escasso!
Comprei daquelas forminhas de alumínio, escolhi uma massa de bolo simples que já tinha experimentado, e meti mãos à obra. Ou melhor, meti as mãos na massa! ;-)
(Para o bolo utilizei a receita que postei anteriormente do French Cake de Iogurte e Limão com pequenas alterações, mas a idéia é utilizar qualquer receita de que gostem mas que seja simples de confeccionar. Para decorar usem a imaginação!)
Bolo
. 1 Iogurte Natural (usei sem açucar)
. 2 copos (do iogurte) de Açucar
. 3 copos (do iogurte) de Farinha
. 3 Ovos grandes
. 2 c. chá de Fermento em pó
. 1 Limão - Raspa e Sumo
. 1 copo (do iogurte) de Óleo (usei de amendoim)
Decorações
. 1 Rodela de Laranja
. 1 Rodela de Limão
. 2 Rodelas de Lima
. Sementes de Papoila
. Sementes de Sésamo Brancas e Pretas
Ligue o forno a 160º e unte 4 forminhas com manteiga.
Num recipiente envolva o iogurte, os ovos e o açucar até estarem bem misturados. Adicione o sumo de limão e volte a mexer.
Adicione a farinha, o fermento em pó, a raspa do limão e misture bem. Finalmente adicione o óleo.
Deite o preparado nas formas, decore com os ingredientes sugeridos ou outros e leve ao forno durante cerca de 25 -30 minutos ou até estarem bem cozidos mas não demasiado.
Nota: Pode deixar arrefecer nas forminhas porque desenformam-se facilmente.
25 comentários:
Joaninha não me diga que tambem não é uma mulher cheia de ideias pois esses bolinhos estão uma ternura.um bjs Natércia...
Os bolinhos estão o máximo!
Acho a salada o máximo!! E com papaia....Vou esperar pelo bom tempo para a experimentar...
E quanto aos bolinhos, estão mesmo muito giros!!
Já agora onde é que arranjas as sementes de papoila? Só tenho de sésamo e são meias castanhas (e não brancas ou pretas..)
Fátima,costumo comprar as sementes numa mercearia no Porto mas talvez consigas encontrar naquelas lojas tipo celeiro nos centros comerciais ou em ervanárias. Aí no shopping de Viana não tem nada do género? (por acaso nunca reparei)
Em último caso e se quiseres mesmo experimentar mas não conseguires encontar terei todo o gosto em comprar para ti. Não me custa nada já que passo muitas vezes em Viana.
As minhas sementes de sésamo também não são exactamente brancas :-), são assim mais para o dourado!
Beijinhos para todas e bom fim de semana!
Fiquei encantada com as duas coisas! E que fótos lindas, mais uma vez! :-)
Parabéns pelo blog,receitas e fotos lindas!Aqui em casa adoramos saladas de todos as maneiras,com o calor do Rio é uma combinação perfeita!Vou colocar seu link no meu blog ok?!
Bem... esses bolinhos estão um espectáculo!
Só fiquei curiosa com uma coisa... essa história de congelar os bolos e depois aquecer no micro-ondas, como é?
Congelam-se os bolos inteiros? E depois ficam bons?
Obrigada!
Meninas,obrigada pelos comentários. ;-)
Obrigada Elvira, eu bem tento que as fotos fiquem bem, mas nem sempre é fácil por falta de luz e sol que é coisa que não tem aparecido por aqui. :-(Onde será que ele anda??? Alguém o viu??? Se sim faz façam o favor de o mandar para estes lados! :-)))
Duly, fico contente que gostou do meu blog, eu também adorei o seu, só me esqueci de comentar que o título é excelente! Parabéns e volte sempre!
Sara, os bolos ficam uma delícia.
Já há muito tempo que eu via a minha mãe fazê-lo. Sinceramente não é que eu tenha problemas de gordura (sim, sou daquelas gordurosas que comem o que lhes apetece e ainda dizem que gostavam de ser mais gordinhas! Ninguém me compreende... )mas por essa mesma razão,ou seja, porque acabo sempre por comer demasiado, resolvi experimentar! Da primeira vez coloquei a congelar croissants de uma confeitaria que adoro para tê-los sempre fresquinhos ao pequeno-almoço, e como ficavam muito bons resolvi experimentar com os meus bolos.
O que faço normalmente é cortar o bolo em fatias porque assim vou tirando uma a uma à medida que tenho necessidade e para não ter de descongelar tudo de uma vez. O truque é congelá-lo ainda bem fresco e ao retirar do congelador colocar 1 ou 2 minutos no microondas na temperatura mais baixa (no meu faço a 90 ou 180),dependendo do tipo de bolo. Até agora só tenho tido boas surpresas e por vezes até me sabe melhor porque posso comê-lo morninho :-). Para quem não tem microondas também resulta lindamente porque o bolo descongela muito rapidamente à temperatura ambiente.
Gostei muito do seu blog,vou voltar mais vezes!
Bjs
Obrigada pelas dicas... Vou experimentar!
eu amoo essas saladiinhas coloridas com fejoes e essa tah anotada.
agora esses bolinhos estao no minimo o maximo! que fofos! adorei as fatias de limao. vou copiar tambem.
beijao,
Joaninha, essas sugestões estão magníficas. A salada é parecida com uma que eu postei hoje e os bolinhos são uma fofura. Beijo.
Joaninha como sempre está tudo com um aspecto apetecivel.Jinhos
Joaninha, estamos em sintonia, estava agora mesmo pensando em fazer uma salada de feijão branco, porque preciso emagrecer um pouco e voltar a comer só saladas (light) à noite, além dos exercícios que neste mês abandonei. Está linda sua salada, bem balanceada e nutritiva.
Os bolinhos também estão apetitosos e adorei as fatias de frutas em cima, nunca tinha visto, mas desta vez vou controlar o seu consumo tb. Se comer um pedaço, não como o pão. E assim vamos controlando a nossa forma, que já não é mais a mesma dos vinte anos.
Beijos, ah recebeu o meu e-mail?
Foram os morangos a primeira experiência deliciosa.Boa descoberta graças ao bigblog is watching you!
Olá Joaninha,
excelentes sugestões!
Relativamente à sua pergunta sobre o pão, eu fiz com óleo. Também adoro azeite, mas este pão fica excelente com óleo. Se a quantidade fosse menor, eu também teria substituído por azeite, mas acho que altera a consistência e torna o pão com um sabor "pesado".
Beijos.
Esta ja esta anotada,estou com água na boca esperando as receitas da semana!Beijo e uma ótima semana pra vc
Prefiro a salada ao bolo.
Ideal e saudável para os dias quentes.
boa semana
Seus bolinhos ficaram lindinhos e adorei as "coberturas" que vc adicionou antes de assá-los!
Olá Joaninha, confesso que sou um pouco desastrado nos doces e apenas contibuo quando tenho de barrar as formas ou... bater as claras... o resto é complicado e não tenho muito jeito. Agora, a salada, essa sim... bem boa e muito fácil.
Excelentes fotos!
Salada pra mim é prato pra todo dia e temperatura como no inverno no verão não tem isso não e essa sua está uma maravilha!
Eu tb sou assim. Gosto de ter coisas congeladas para uma emergência. às vezes acaba por não se comer e deitar fora.
Mas tudo quanto é bolos, sejam doces ou salgados, corto logo em fatias e vou tirando à medida que me apetece.
Joaninha
como por aqui sempre é verão (embora eu fique torcendo por um diazinho de inverno), vou aproveitar muito sua salada.
Obigadaão
bjinho
Joaninha, vou procurar as sementes.
Obrigadinha pela disponibilidade e se entretanto não as encontrar eu aviso....
Engraçado esta história de congelar...eu tenho muitos preconceitos em relação a isso...inclusivé já tenho deitado fora muitas coisas congeladas e que depois perco o interesse em comer (até peixe...). Se acho que já estão há demasiado tempo (e até nem estão) congelados já não me apetece conzinhá-los! Desperdiço muito, lá isso é verdade e tenho noção disso. E tenho outro problema, o meu congelador é daqueles de gavetas (ou melhor, gavetinhas) e então não me sobra espaço mesmo!!!
Obrigada e beijinhos
Eu sou fã de salada de feijão e vivo fazendo para servir como aperitivo, acrescento cominho para ter ares mexicanos :-) Os bolinhos ficaram lindos e originais!!!
Enviar um comentário